Aprovada moção que manifesta apelo para o uso de motolância em NH
De acordo com os autores, "a necessidade de uma resposta operacional rápida, eficaz e segura por parte da SAMU 192, vai ao encontro da necessidade cada vez mais prementes no atendimento às situações de urgência e emergência. Considerando que o trânsito cada vez mais intenso e a dificuldade de acesso a muitos locais, pela precariedade da malha viária, o atendimento da SAMU 192, fica comprometido e pode demandar mais tempo de deslocamento. Desta forma, o tempo resposta tende a ficar prejudicado, num momento que o primeiro atendimento é primordial para salvar vidas".
Na justificativa da moção, é defendida a ideia que a agilidade no atendimento da SAMU 192 reduz a morbilidade tanto em eventos decorrentes de trauma, quanto causas clínicas, em decorrência do atendimento pré-hospitalar com menor tempo resposta. "Nestas condições, são menores as sequelas, as complicações, o tempo de internação e o custo total do tratamento, além da reabilitação mais rápida", explicam.
"Em face ao exposto, solicitamos que seja realizado um estudo de viabilidade de implantação de Motolâncias em Novo Hamburgo, com a utilização de motocicletas para intervenção do SAMU 192, com no mínimo 250 cilindradas. As mesmas desenvolvem melhor velocidade e contam com a agilidade necessária no trânsito para chegar antes da ambulância ao local, onde o paciente se encontra. Este apoio nas intervenções de suporte básico serão de extrema importância para procedimento de manobras de suporte básico de vida", finaliza o texto.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.