Aprovada moção em apoio ao chamamento de aprovados em concurso da Fase/RS

por Tatiane Souza última modificação 06/09/2023 21h14
06/09/2023 – Em maio, integrantes da comissão de aprovados em concurso público da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase/RS) realizaram uma reunião para pedir o auxílio de autoridades políticas do estado na implementação de um cronograma de chamamento de novos servidores. A prova foi aplicada em 2022 e aprovou quase 1,2 mil candidatos, que aguardam nomeação. A situação foi lembrada pelo vereador Inspetor Luz (MDB), que redigiu moção de apoio ao pleito. O texto foi discutido e aprovado por unanimidade durante a sessão plenária desta quarta-feira, 6.
Aprovada moção em apoio ao chamamento de aprovados em concurso da Fase/RS

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A Fase/RS é responsável pela execução do Programa Estadual de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade (Pemseis), que atende jovens de 12 a 21 anos autores de atos infracionais. Conforme Inspetor Luz, a instituição enfrenta atualmente uma carência de quase 600 profissionais. 

A contratação desses novos servidores contribuirá significativamente para a melhoria dos serviços prestados à segurança como um todo, com a ressocialização dos jovens infratores”, destaca o autor. O parlamentar também ressalta que a dedicação dos concursados durante o processo já transmite uma garantia de que se esforçarão para cumprir suas responsabilidades. 

Aprovada em turno único, a Moção n° 70/2023 será encaminhada aos membros da comissão de aprovados, ao Governo do Estado, à Secretaria Estadual da Segurança Pública, à Assembleia Legislativa e à própria Fase/RS. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa. 

registrado em: