Aprovada moção de apelo para reabertura de agência do Banrisul em Lomba Grande

por Maíra Kiefer última modificação 01/09/2020 01h52
31/08/2020 - Por unanimidade, os vereadores aprovaram nesta segunda-feira, 31, moção de apelo ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) para reabrir a agência de Lomba Grande. A iniciativa é do vereador Gerson Peteffi (MDB), presidente da Casa, em resposta à mobilização da população e de comerciantes da região.
Aprovada moção de apelo para reabertura de agência do Banrisul em Lomba Grande

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O fechamento se deu em virtude da pandemia, e os moradores da região estão sem opções para a realização de transações bancárias. “Essa moção é o apelo de uma comunidade inteira”, declarou Peteffi. O parlamentar suplicou que pelo menos ocorra a flexibilização do uso dos caixas eletrônicos em um primeiro momento e, na sequência, o funcionamento do restante. Ele lembrou que a porta está lacrada, não sendo possível nenhum tipo de pagamento ou outra operação, obrigando os correntistas a percorrer cerca de 15 quilômetros até o centro de Novo Hamburgo, no caso daqueles que moram em localidades mais distantes. 

O vereador Sergio Hanich (MDB) - Serjão parabenizou a iniciativa e lamentou a situação vivida por aquela comunidade. De acordo com ele, não é a primeira vez que ficam sem serviços importantes, lembrando que foram fechados a agência dos Correios, o posto da Brigada Militar e, agora, o Banrisul.

Uma cópia do texto aprovado deverá ser encaminhado à Eleci Cassol, Gerente da Agência de Novo Hamburgo.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: