Aprovada manifestação de repúdio à proposta do governo estadual que prevê aumento de mais de 20% no IPVA para 2022

por Tatiane Souza última modificação 14/12/2021 02h44
13/12/2021 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 13, moção assinada pelos vereadores Cristiano Coller (PTB) e Enio Brizola (PT) que manifesta repúdio à proposta do Governo do Estado que prevê aumento de 22,33% no IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) para o ano de 2022. A moção será encaminhada aos gabinetes do governador Eduardo Leite e do presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza.
Aprovada manifestação de repúdio à proposta do governo estadual que prevê aumento de mais de 20% no IPVA para 2022

Foto: Daniele Souza/CMNH

“Recentemente fomos surpreendidos com notícias veiculadas nos meios de comunicação sobre a previsão de aumento de 22,33% no valor do IPVA para 2022. Sabemos que esse aumento se dará em função também da alta nos valores dos veículos, conforme a tabela Fipe. Mas precisamos expressar aqui a nossa insatisfação, pois os gaúchos já enfrentam grave crise financeira devido à pandemia da Covid-19, sem contar a alta do preço dos combustíveis e a cesta básica mais cara do país”, ressalta Brizola. 

Os parlamentares acreditam ser um equívoco esse aumento na taxa, pois os gaúchos já sofrem com a alta carga tributária cobrada. “Sabemos que mudanças são necessárias devido ao crítico momento financeiro que nosso estado vive, porém, antes de qualquer aumento, deve-se primeiramente cortar gastos no governo, fazer uma faxina, cortar cargos de confiança, assessores, penduricalhos, benefícios de políticos, para somente após isso, se ainda não for o suficiente, pensar em mexer no bolso do contribuinte”. 

Leia na íntegra a Moção nº 96/2021. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: ,