Aprovada manifestação de repúdio à proposta do governo estadual que prevê aumento de mais de 20% no IPVA para 2022
“Recentemente fomos surpreendidos com notícias veiculadas nos meios de comunicação sobre a previsão de aumento de 22,33% no valor do IPVA para 2022. Sabemos que esse aumento se dará em função também da alta nos valores dos veículos, conforme a tabela Fipe. Mas precisamos expressar aqui a nossa insatisfação, pois os gaúchos já enfrentam grave crise financeira devido à pandemia da Covid-19, sem contar a alta do preço dos combustíveis e a cesta básica mais cara do país”, ressalta Brizola.
Os parlamentares acreditam ser um equívoco esse aumento na taxa, pois os gaúchos já sofrem com a alta carga tributária cobrada. “Sabemos que mudanças são necessárias devido ao crítico momento financeiro que nosso estado vive, porém, antes de qualquer aumento, deve-se primeiramente cortar gastos no governo, fazer uma faxina, cortar cargos de confiança, assessores, penduricalhos, benefícios de políticos, para somente após isso, se ainda não for o suficiente, pensar em mexer no bolso do contribuinte”.
Leia na íntegra a Moção nº 96/2021.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.