Aprovada maior transparência na divulgação de escalas médicas

por Tatiane Souza última modificação 21/10/2022 16h50
19/10/2022 – Desde 2019, o Hospital Municipal e as duas unidades de pronto atendimento (UPAs) de Novo Hamburgo precisam divulgar, em local visível, a escala dos médicos em atendimento. A lista deve indicar o nome e a especialidade de cada profissional. Nesta quarta-feira, 19, a Câmara aprovou em segundo turno projeto de lei que obriga também a inclusão das jornadas de trabalho dos servidores e o nome da pessoa responsável pelo plantão. A proposta, assinada por Inspetor Luz (MDB), recebeu o apoio unânime dos parlamentares.
Aprovada maior transparência na divulgação de escalas médicas

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Essa sistemática facilitará o acesso às informações desejadas pelo cidadão, gerando maior transparência para toda a comunidade, que saberá com precisão o horário de atendimento dos médicos a serviço nas unidades. Com a iniciativa, a Administração Pública melhor satisfará os princípios da publicidade e eficiência”, argumenta Luz. Com a aprovação, o Projeto de Lei nº 74/2022 segue agora para avaliação do Executivo. Caso a prefeita Fátima Daudt decida pela sanção da matéria, a nova norma entrará em vigor 120 dias após sua publicação. 

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita. 

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.

registrado em: