Aprovada gratificação de difícil acesso para professores de escolas de Lomba Grande

por Tatiane Souza última modificação 31/05/2023 21h58
31/05/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 31, em primeira votação, projeto de lei encaminhado pelo Executivo que institui o pagamento de gratificação de difícil acesso para professores e funcionários lotados nas escolas municipais do bairro Lomba Grande. O valor mensal é de R$ 399,62, corrigido anualmente conforme a variação da Unidade de Referência Municipal (URM). O adicional só não será pago nos períodos de férias, recesso escolar ou em casos de licenças ou suspensões.
Aprovada gratificação de difícil acesso para professores de escolas de Lomba Grande

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Em 2015, a Câmara já havia aprovado a concessão do benefício para servidores da escola José de Anchieta. Após reivindicações de funcionários que atuam no bairro e não foram contemplados, a Prefeitura decidiu estender a gratificação a pelo menos outras cinco unidades de ensino: Bento Gonçalves, Castro Alves, Conde D’Eu, Presidente Washington Luiz e Professora Helena Canho Sampaio. As escolas de educação infantil Lápis Mágico e Raio de Luz não devem ser incluídas em um primeiro momento por estarem sob gestão de entidades privadas sem fins lucrativos. 

Com isso, a Administração busca oferecer tratamento isonômico a todos os servidores que atuam na rede municipal de ensino do bairro. Tal medida, além de promover a igualdade entre esses servidores, também favorece a vinculação deles com a respectiva comunidade escolar, já que o pagamento da gratificação evita a ausência e a troca de servidores naqueles espaços, fato que circunstancialmente se dá em razão da distância das unidades escolares”, justifica o Executivo. 

Protocolado no último dia 16, o Projeto de Lei nº 20/2023 teve sua tramitação acelerada por requerimento de urgência assinado por dez vereadores. A matéria passará por nova análise na próxima segunda-feira, 5 de junho, de onde retornará para o Executivo para ser transformada em lei. 

Enio Brizola (PT) usou a tribuna para lembrar que a proposta é uma conquista do Sindicato dos Professores de Novo Hamburgo e dos professores que aceitam e se colocam em prol da educação dispostos a percorrer grandes distâncias. Uma ação de vocacionados. “Mesmo que o valor não cubra a gasolina e os gastos com a alimentação, é uma valorização justa e necessária aos nossos servidores”, disse. 

Felipe Kuhn Braun (PP) ressaltou que os parlamentares devem destacar quando um projeto é bom. “E esse é um justo reconhecimento e pelo qual o Sindicato dos Professores lutou muito para conquistar e os professores também. Boa parte das escolas de Lomba Grande e outras localidades se enquadram nesta proposta. Muitos servidores, independente do valor, já fazem esse trajeto, pelo dom de educar que possuem. O projeto é um reconhecimento que veio atrasado, mas veio. Um plus não muito grande, mas necessário e importante para aqueles que educam em escolas distantes e merecem atenção especial”, falou. 

Ricardo Ritter – Ica (PSDB), líder de governo, destacou que teve um empenho forte na condução do projeto. Ele lembrou que 103 profissionais serão contemplados com a aprovação. Hoje votado em regime de urgência, os vereadores assinaram e julgaram justo esse reconhecimento, corrigindo o erro para os que não foram contemplados em 2016. 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.