Aprovada denominação de rua Wanderlino Canabarro para uma via pública

por melissa-barbosa — última modificação 26/04/2017 19h54
26/04/2017 – Foi aprovado em 2º turno por unanimidade, nesta quarta, 26, o Projeto de Lei nº 7/2017, de autoria de Raul Cassel (PMDB), que denomina rua Wanderlino Canabarro uma via pública. Sem denominação oficial, a via objeto do projeto se inicia na rua Irineu Armando Steigleder e segue em direção leste, situada no bairro Canudos, ocupando o quadrante N/15 do mapa do Município e com código de logradouro nº 2667.

Histórico

Waderlino Canabarro nasceu em 1933 em Novo Hamburgo e faleceu em 2012. Em 1965, foi fundador da Câmara Júnior de Novo Hamburgo, hoje Junior Chamber International - JCI. Também foi conselheiro da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, do Lar dos Idosos São Vicente de Paula, do Lar da Menina, fundador e presidente da Asbem, e membro da Fundação Hospitalar Maurício Cardoso Hospital Getúlio Vargas, hoje Hospital Municipal de Novo Hamburgo, como representante da Cruz Vermelha Brasileira.

Na área da educação, foi presidente do Mobral durante a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo. Assumiu em 1971 como secretário da Aspeur/Feevale, sendo também vice-presidente e presidente da Aspeur de 1975/1977.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pelo prefeito. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, volta para a Câmara, que irá fazer a promulgação e ordenar a publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte do prefeito.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pelo prefeito. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.