Aprovada criação do Dia Municipal do DJ

por Luís Francisco Caselani última modificação 02/05/2025 11h47
30/04/2025 – O calendário oficial de eventos de Novo Hamburgo pode ganhar uma nova data comemorativa a partir do próximo ano. Aprovado por unanimidade nesta quarta-feira, 30, o Projeto de Lei nº 16/2025 estabelece 9 de março como o Dia Municipal do DJ. A proposta é assinada pelo vereador Giovani Caju (PP). O texto retorna à pauta na próxima segunda, 5, em votação final.
Aprovada criação do Dia Municipal do DJ

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Giovani Caju – que, além de vereador e empresário, também é DJ – explica na justificativa que a data escolhida acompanha não apenas sua versão estadual, vigente desde 2014, mas também uma celebração mundial. “A iniciativa em homenagear e comemorar a influência que os DJs exercem na cultura musical teve origem no Reino Unido em 2002. Desde então, DJs de todo o mundo celebram o dia 9 de março com eventos e campanhas que ressaltam a importância da música e da solidariedade”, comenta o vereador.

Leia também: Profissão de DJ é homenageada na Câmara de Novo Hamburgo

O PL nº 16/2025 inclusive sugere a realização de atividades locais para valorizar os profissionais que atuam na cidade. “Culturalmente, a figura do DJ mudou e continua mudando a forma como as pessoas experimentam as emoções da música. Efeitos até mesmo terapêuticos que as mixagens são capazes de produzir em seres humanos e animais”, salienta o autor.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: