Aprovada criação de comissões para discutir obras na BR-116 e trabalhadores terceirizados no serviço público

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/06/2023 19h20
28/06/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta quarta-feira, 28, a instauração de duas novas comissões especiais. A abertura dos colegiados eleva para dez o número de grupos criados apenas este ano. A primeira comissão deverá acompanhar a realização de estudos, projetos e obras na BR-116. Já a segunda se propõe a investigar as contratações terceirizadas nos serviços públicos municipais para identificar possíveis violações de direitos dos profissionais e prevenir eventuais precarizações das condições de trabalho. Ambas as iniciativas levaram as assinaturas dos vereadores Cristiano Coller (PTB), Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PP), Gustavo Finck (PP) e Lourdes Valim (Republicanos).
Aprovada criação de comissões para discutir obras na BR-116 e trabalhadores terceirizados no serviço público

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A Comissão Especial de Acompanhamento dos Estudos, Projetos e Obras na BR-116 surgiu após anúncio realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com a projeção de investimentos para os próximos anos no trecho da rodovia entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. “A comissão terá entre seus objetivos acompanhar a aplicação dos recursos, mobilizar a sociedade e promover o debate público a respeito das prioridades de obras no trecho do município e seu reflexo na promoção do desenvolvimento local e regional”, explicam os autores, que salientam a necessidade de melhorias no acesso ao bairro Roselândia para a redução de acidentes.

A Comissão Especial em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Terceirizados no Serviço Público Municipal, por sua vez, teve sua criação pautada pelo Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação, Zeladoria e Limpeza Urbana do Vale do Sinos (Sindiasseio). Os parlamentares acreditam que a atuação do colegiado pode auxiliar os profissionais na defesa de seus direitos e evitar a geração de passivos trabalhistas.

Comissões especiais

Previstas pelo artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por no mínimo três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.