Aplicativo que auxilia no letramento de crianças autistas recebe aplausos do Legislativo

por Tatiane Souza última modificação 23/08/2023 20h19
23/08/2023 – O Aplicativo de Leitura Compartilhada para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (Alea) está sendo utilizado em Novo Hamburgo e municípios da região como suporte educacional na aprendizagem de alunos com TEA. A tecnologia foi desenvolvida por pesquisadoras e educadoras do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale e do Laboratório de Objetos de Aprendizagem da Unisinos. A implementação da iniciativa foi reconhecida pela Câmara em moção de aplauso. A proposta, de autoria do vereador Inspetor Luz (MDB), foi aprovada por unanimidade na sessão desta quarta-feira, 23.
Aplicativo que auxilia no letramento de crianças autistas recebe aplausos do Legislativo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

As vereadoras Lourdes Valim (Republicanos) e Semilda dos Santos – Tita (PSDB) também assinaram o documento. Autor da iniciativa, Luz usou a tribuna para pedir apoio aos colegas em voto favorável à moção. 

Já disponibilizado para celulares e computadores, o aplicativo tem como objetivo auxiliar no letramento, sinalização e interação de crianças com TEA que estejam na educação infantil ou anos iniciais do ensino fundamental. Atualmente, o sistema conta com quatro histórias, cada uma apresentada de forma completa e intercalada com perguntas de diferentes níveis e tipos, estimulando o estudante. 

Inspetor Luz destacou a importância de incentivar projetos como esse. “O método de ensino instituído para auxiliar no aprendizado de crianças com TEA merece ser incentivado e expandido na área da educação como um todo. Ressalto também a importância de existirem profissionais engajados, envolvidos e preocupados com a educação, os quais fazem a diferença na vida das pessoas com suas ideias geniais”, comentou o emedebista. 

Esse não é o primeiro reconhecimento recebido pela iniciativa. Em 2022, a psicopedagoga Viviane Battistello, idealizadora do aplicativo, apresentou a ação no 2° Congresso Luso-Brasileiro em Transtornos de Aprendizagem. Na ocasião, o projeto foi agraciado com o prêmio Inovação em Educação. 

Aprovada em turno único, a Moção n° 64/2023 será encaminhada para as reitorias da Universidade Feevale e da Unisinos, para a autora do trabalho, para as professoras coordenadoras e para autoridades municipais e estaduais na área da educação. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.