Alunos da Escola Seno Frederico Ludwig enriquecem palestra do Vereador Mirim com importantes debates

por Tatiane Souza última modificação 16/05/2023 22h00
16/05/2023 – A penúltima e maior turma de estudantes passou na tarde desta terça-feira, 16, pela fase de palestra do Projeto Vereador Mirim. Cerca de 80 alunos do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig ouviram atentos as explicações trazidas pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e pela chefe da seção de programas da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Débora Vicente, sobre Poder Legislativo municipal, cidadania, processo eleitoral brasileiro, prejuízos trazidos pelas fake news e a representatividade da mulher na política.
Alunos da Escola Seno Frederico Ludwig enriquecem palestra do Vereador Mirim com importantes debates

Foto: Maíra Kiefer e Josyane Cardozo/CMNH

O vereador Raizer Ferreira (PSDB) acompanhou o início da atividade e destacou a importância do projeto. “O Vereador Mirim traz um pouco mais de informações sobre essa Casa que espelha a população. Cada vereador que está aqui representa 17 mil pessoas e isso é muita coisa. Nossa principal função é ouvir a comunidade. Nem sempre conseguimos tudo o que queremos, porque existe uma disciplina dentro do orçamento, mas cobramos o Executivo para que as obras e melhorias possam ser feitas”, apontou. 

Débora alertou, por exemplo, que a Arábia Saudita foi o último país a permitir o voto feminino e, mesmo assim, tem mais mulheres eleitas que no Brasil. “Por isso, nós somos o pior país para nascer e se desenvolver como mulher na América Latina. Porque não temos representantes do sexo feminino para criarem políticas públicas apropriadas”, destacou. 

Kauan Veiga da Silva está prestes a completar 18 anos e fará o título de eleitor ainda em 2023. Ele acredita que escolher vereador (a) e prefeito (a), em 2023, será um processo mais fácil porque é uma realidade mais próxima da sua rotina. “Mesmo assim estou bem ansioso”, revela. 

O diretor da Escola Seno Frederico Ludwig, Silon Ferreira, conhece muito bem a importância e a oportunidade que os seus alunos estão tendo por meio do Projeto Vereador Mirim. Doutor em Ciências Políticas, garante que a turma está muito ansiosa e curiosa para o momento de apresentação das propostas. “Conhecer a Câmara, passar por esta palestra, hoje viemos em quatro turmas, porque todos queriam participar. Já temos uns oito candidatos. É fundamental perceberem que a opinião deles é importante, seja pelas ideias que possuem seja pelo poder do voto. Toda a comunidade escolar está engajada com a ação”, apontou o diretor. 

Os alunos conheceram os setores administrativos do Legislativo hamburguense, os gabinetes parlamentares, o Memorial Leopoldo Petry e a TV Câmara NH. E ao final do dia puderam experimentar (votando) e tirar suas dúvidas sobre o funcionamento das urnas eletrônicas de um pleito real. 

Vereador Mirim

Voltado para alunos das redes municipal, estadual e privada de ensino, o Projeto Vereador Mirim é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara de Novo Hamburgo em parceria com o TRE/RS. Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. 

Após a visita das sete escolas, tem início o trabalho em sala de aula, com o uso de material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed, culminando na eleição dos vereadores mirins. 

Nesta edição, a Câmara e o TRE/RS firmaram parceria para a condução das eleições, o que proporcionará aos alunos a oportunidade de votar em urnas eletrônicas. No pleito, serão escolhidos dois vereadores titulares e um suplente para cada uma das sete escolas participantes. Em seguida, será realizada uma cerimônia de diplomação, também com a condução do Tribunal. Por fim, os vereadores mirins se reunirão no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentarão seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o município como um todo. 

Próxima palestra agendada: 

23/mai (14h) – EMEB Machado de Assis

Confira as imagens da palestra:

Vereador Mirim