Adiada votação de distâncias mínimas entre árvores e elementos urbanos

por Luís Francisco Caselani última modificação 16/09/2025 00h52
15/09/2025 – A Câmara de Novo Hamburgo votaria nesta segunda-feira, 15, em sessão especial realizada no CTG Terra Nativa, no bairro Canudos, projeto de lei elaborado pelo vereador Joelson de Araújo (Republicanos) que regulamenta distâncias mínimas a serem observadas em relação a alguns elementos que compõem a estrutura urbana. No entanto, a pedido de Nor Boeno (MDB), a discussão foi adiada. O debate deve ser retomado no dia 1º de outubro.
Adiada votação de distâncias mínimas entre árvores e elementos urbanos

Foto: Daniele Souza/CMNH

Para semáforos, pontos de ônibus, ramais de drenagem e esquinas edificantes, o afastamento proposto pelo Projeto de Lei nº 73/2025 é de cinco metros. São previstas ainda distâncias de 50 centímetros para meios-fios e de dois metros para postes de iluminação, bocas de lobo, caixas de inspeção, hidrantes, acessos de veículos e faixas de pedestres. O PL também proíbe o plantio de espécies que competem por água ao longo da rede de escoamento pluvial e estabelece um espaçamento mínimo de seis metros entre cada árvore nos locais onde houver rebaixamento de meio-fio.

Pedido de vista

Todo e qualquer vereador tem direito a pedir vista de determinada proposição, mediante requerimento aprovado em plenário, adiando sua votação no intuito de conceder maior prazo para análise. Uma matéria pode receber no máximo dois pedidos de vista de até 15 dias cada. O expediente não é válido, contudo, para proposições votadas em regime de urgência ou cuja permanência junto a comissão pertinente tenha extrapolado o prazo regimental de 45 dias.

registrado em: ,