Adevis-NH completa 30 anos e recebe homenagem da Câmara

por Jaime Freitas última modificação 11/07/2018 20h26
11/07/2018 – Os vereadores hamburguenses prestaram homenagem durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 11 de julho, à Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis-NH), que completou três décadas de atuação no dia 25 de junho. O reconhecimento, proposto por Enio Brizola (PT) e endossado pelos demais parlamentares, foi finalizado com a entrega de um quadro ao presidente Ricardo Seewald, ressaltando o aniversário da entidade.
Adevis-NH completa 30 anos e recebe homenagem da Câmara

Foto: Thanise Melo/CMNH

O vereador Enio Brizola lembrou que a entidade foi fundada em 25 de junho de 1988, com o objetivo de auxiliar aqueles que buscavam o ingresso no mercado de trabalho, principalmente na cadeia coureiro calçadista, passando, com o decorrer do tempo, a incentivar e promover oportunidades de ensino aos seus associados. “A Adevis é uma das entidades mais atuantes de Novo Hamburgo, que trabalha na busca da habilitação, reabilitação, socialização e profissionalização das pessoas com deficiência visual como forma de promover a inclusão social e o exercício pleno da cidadania. O que eles buscam são oportunidades iguais e lutam para que sejam reconhecidos na diferença. Parabéns a todos vocês e a todos que militam por um mundo melhor”, relatou o autor da homenagem.

Após a fala de Brizola, foram exibidos dois vídeos sobre os serviços oferecidos pela Adevis, como aulas de esportes e informática, grupo de convivência, produção de material especializado, estimulação precoce, biblioteca de audiolivros, atendimento psicológico e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Raul Cassel, que falou em nome da bancada do MDB, destacou a responsabilidade de todos com a acessibilidade. “Vir a essa tribuna e falar dos 30 anos da Adevis me faz lembrar que é bom falar de um grupo de abnegados, de pessoas que lutam para ajudar outros para se inserirem mercado de trabalho e terem um formação educacional adequada. A entidade não quer só donativos, quer politicas públicas que fomentem a construção de uma cidade mais justa. Buscam o respeito da sociedade”, destacou o vereador Cassel.

São três décadas de serviços prestados às pessoas e às suas famílias. Amor é o que vocês entregam no dia a dia, mesmo com muitas dificuldades enfrentadas nesse tempo todo. Vocês fazem a diferença na sociedade”, declarou Felipe Kuhn Braun (PDT).

Esta Casa tem muito mais a agradecer do que homenagear nestes 30 anos da Adevis. Vocês prestam um serviço de enorme relevância social, com um tratar mais humano, diferente, muitas vezes, da atenção 'fria' oferecida pelo serviço público. É momento de comemorar, mas é preciso também lembrar da necessidade de avançar nas questões de acessibilidade e inclusão social“, disse professor Issur Koch, que falou em nome da bancada do PP.

Após a fala dos vereadores, Enio Brizola entregou ao presidente da Adevis, Ricardo Seewald, uma placa comemorativa.

Seewald falou da missão relevante e difícil de ajudar a construir uma cidade mais justa. “Agradecemos ao reconhecimento não só pela causa, mas também pelo compromisso que temos com o município. Queremos fazer uma Novo Hamburgo melhor somando forças com aqueles que nos representam, os vereadores, e toda a comunidade hamburguense. Além de pensar uma cidade para todos, devemos pensar a construção do ser humano. O nosso desafio é olhar para frente e buscar uma cidade mais humanizada”, relatou.

A associação

Fundada em 25 de junho de 1988 no intuito de contemplar as necessidades de pessoas com deficiência visual e seus familiares, a Adevis-NH surgiu, em um primeiro momento, com o foco na inserção no mercado de trabalho. Com o decorrer do tempo, e já reconhecida pela comunidade, a instituição ampliou sua oferta de serviços. A crise do setor coureiro calçadista e o implemento de novas tecnologias no setor industrial levaram a associação a investir também na área educacional.

A partir da celebração de convênios com o poder público e parcerias com a comunidade, a Adevis-NH ampliou sua infraestrutura física e equipou seu quadro de recursos humanos. Novas ações de apoio pedagógico também foram implementadas. Presidida por Ricardo Seewald, que também ocupa o cargo no Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania das Pessoas com Deficiência, a entidade tem sua sede na avenida Pedro Adams Filho, 5114, no bairro Industrial.