Acervo Leopoldo Petry será inaugurado nesta quinta-feira
A coleção pública contará com informativos, equipamentos utilizados ao longo dos anos na Casa legislativa, obras, a urna secreta de votações, entre outras peças. A ideia, segundo o presidente Felipe Kuhn Braun (PDT), responsável pela iniciativa, é ampliar ao longo do tempo a gama de materiais, objetos e fotografias. As milhares de imagens digitais que estarão ao acesso do grande público integram o acervo pessoal do parlamentar, que se dedica há vários anos ao resgate da memória, especialmente dos registros referentes à imigração alemã.
Para organizar e catalogar, especialmente os projetos de lei antigos e suas justificativas, será feita parceria com a equipe de servidores do Arquivo Público e Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente, esse material se encontra no arquivo morto da Câmara. As tratativas foram debatidas em reunião realizada em outubro com a presença do arquivista Uriel Battisti e do historiador Paulo Daniel Spolier. Esses itens só deverão estar acessíveis à população em uma segunda etapa, possivelmente em meados de 2019.
O Memorial Leopoldo Petry é um braço da Escola do Legislativo, cuja direção está a cargo da servidora Maria Carolina Hagen Seitenfus. A história institucional da Casa Legislativa não ficará restrita ao espaço, pois toda a sede da Câmara abriga objetos e documentos que ajudam a contar um pouco das propostas que mudaram os rumos da cidade. Estuda-se projeto que inclua o Parlamento em um roteiro de resgate à memória hamburguense, que poderá abranger o Arquivo Histórico, que será transferido no próximo ano para um espaço anexo da Biblioteca Municipal Machado de Assis.