5º Seminário de Desenvolvimento Econômico está previsto para novembro

por Tatiane Souza última modificação 09/10/2023 19h27
05/10/2023 - O 5º Seminário de Desenvolvimento Econômico será realizado no mês de novembro. Na manhã da última terça-feira, 3, o presidente da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin), Raizer Ferreira (PSDB), em conjunto com a Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich, representada pela diretora Maria Carolina Hagen, e diversos parceiros de entidades, anunciaram a realização do evento. A realização deste evento está prevista por lei desde 2021.
5º Seminário de Desenvolvimento Econômico está previsto para novembro

Josyane Cardozo/CMNH

O principal propósito do evento é aprofundar os tópicos tratados na edição anterior, realizada de forma híbrida em 2022, que abordou "O Mundo do Trabalho e as Juventudes: desafios e oportunidades do ponto de vista de empresários e jovens". Além disso, o foco inclui a combinação de palestras com oportunidades de capacitação e emprego para os jovens da região. 

Durante o encontro para construção do seminário, várias sugestões foram apresentadas. Entre elas, destacou-se a ideia de focar o evento nas empresas, ressaltando a importância do apoio do Poder Público, em especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, para que os empresários possam entender o cenário econômico futuro. Além disso, foram abordados os desafios enfrentados pelas empresas na busca por mão de obra e a necessidade de promover uma mudança cultural nesse contexto. 

Discutiu-se também a importância de inspirar os jovens por meio de exemplos de sucesso de outros jovens e a necessidade de trazer empresários bem-sucedidos para compartilhar suas experiências. Foi ressaltado que diferentes grupos de jovens buscam diversas formas de trabalho, como a economia solidária e o cooperativismo, incluindo atividades econômicas como feiras e eventos. 

Questões sobre como os jovens definem o sucesso e o que é a felicidade para eles também foram abordadas. Além disso, foi sugerido que o evento fosse um espaço de debate com a participação de diversos atores. 

A proposta é que o público-alvo do evento inclua estudantes do 3º ano do ensino médio e da Educação de Jovens Adultos (EJA), a fim de ouvir suas necessidades e perspectivas. Além disso, foi mencionada a importância de incluir a voz de empresários no evento. 

Outros tópicos discutidos incluíram uma análise do mercado de trabalho atual, dicas sobre como criar um currículo e a importância de ouvir os jovens para tornar o evento atrativo para eles. Também foi sugerida a apresentação de casos de sucesso de jovens em diversos segmentos e a realização de rodadas de perguntas. 

O Seminário é uma construção coletiva. Participaram do encontro Carlos Kranz e Vera Lange da CDL-NH; Fernanda Correa, Jéssica Rocha, Maria Gutbier Suziane e Silvia da Silva da Câmara de Novo Hamburgo; José Ferreira Silon da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH); Michele Pereira Krüger, coordenadora Técnica de Educação Profissionaldo Senai. A próxima reunião para organizar e definir as datas do seminário está agendada para a próxima semana.

*Texto de Gabriela Thurow, estagiária de jornalismo na Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich da Câmara.

Saiba mais sobre as outras edições do evento