48ª Fimec mostra crescimento do setor com recorde de área de exposição

por Daniele Silva última modificação 19/03/2025 19h54
19/03/2025 – A 48ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) acontece entre os dias 18 e 20 de março nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Na cerimônia de abertura, representantes do setor, além de autoridades do Estado e Município, mostraram entusiasmo com o crescimento do cluster coureiro-calçadista, refletido nos mais de 10 mil metros quadrados de espaço de exposição da Fimec, um recorde de área vendida.
48ª Fimec mostra crescimento do setor com recorde de área de exposição

Foto: Daniele Souza/CMNH

Presente na solenidade, o governador Eduardo Leite ressaltou o apoio de sua gestão à readequação da política tributária, com redução de 25% na alíquota de ICMS para o segmento, de 4% para 3%, acompanhando valores estabelecidos em outros estados. “Mesmo que no passado parte importante da produção deste setor tenha se deslocado para outras localidades do Brasil, manteve-se a inteligência e a tecnologia muito presente aqui no Rio Grande do Sul, especialmente nesta região. Sabendo da relevância do setor na geração intensiva de empregos, todo nosso trabalho vem na direção de atrair novamente a produção de volta ao estado. Não apenas pela questão tributária, mas também por outros elementos que trazem competitividade ao RS”, assegurou Leite.

Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), André da Rocha destacou o papel do Rio Grande do Sul como referência tecnológica do segmento, mas reforçou a importância de mais investimentos em recursos humanos. Citando o exemplo do Ceará, com alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sugeriu que, para além das boas escolas técnicas das áreas calçadistas existentes por aqui, invista-se mais no ensino desde os anos iniciais.

Rocha falou também sobre a Fábrica Conceito. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e pela Abrameq, em parceria com a Fenac, a iniciativa reúne mais de 80 empresas, desde fornecedores de insumos até fabricantes de máquinas e equipamentos para a produção de calçados. “A Fábrica Conceito é algo que não se encontra em outras feiras do mundo para couro e calçado. Conseguimos, integrando todos os players do mercado, apresentar ideias novas na prática. Sermos referência na produção nos mercados de calçado e couro pode nos abrir muitas oportunidades. Precisamos estar atentos, reforçar a Fimec, para poder no futuro tornar este setor maior do que ele é hoje.” 

Emocionado, o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, que deve se despedir da empresa em breve, enfatizou que as políticas governamentais podem contribuir para o desenvolvimento do cluster e fazer sua parte no crescimento do mercado. “Meu papel como gestor desta importante feira é reforçar o seu propósito de qualificar o setor coureiro-calçadista.”

Em sua primeira Fimec como prefeito, Gustavo Finck falou sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Município e saudou a atuação de políticos e empresários que lutam pelo segmento. “Estamos desburocratizando os processos para cuidar das indústrias que estão aqui e das empresas que querem voltar para Novo Hamburgo. Conclamamos a todos que nos auxiliem nessa remodelação da nossa cidade. E que a Fenac seja um impulsionador de novos negócios”, concluiu o chefe do Executivo.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo, dos deputados estaduais Delegado Zucco (Republicanos) e Issur Koch (PP), de secretários municipais e dos vereadores Cristiano Coller (PP), Daia Hanich (MDB), Eliton Ávila (Podemos), Enio Brizola (PT), Giovani Caju (PP), Joelson de Araújo (Republicanos) e Juliano Souto (PL).

Sobre a Fimec

“Onde sustentabilidade, negócios e relacionamento se encontram” é o tema da 48ª Fimec, realizada entre os dias 18 e 20 de março nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Considerada a principal feira da indústria na América Latina, é a única do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. Neste ano, a Fimec espera reunir 20 mil visitantes vindos de todos os estados brasileiros e de 25 países ao redor do mundo. O evento acontece das 13h às 20h, com credenciamento gratuito pelo site www.fimec.com.br.