36ª Feira do Livro traz arte, literatura e alegria para a Praça 20 de Setembro
A Feira do Livro de Novo Hamburgo é uma realização das Secretarias Municipais da Cultura (Secult) e de Educação (Smed), e todas as atividades são gratuitas. O secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, destacou que Novo Hamburgo vem ocupando as ruas de uma forma muito criativa. Dentro dessa proposta, o evento traz arte, cultura e muita alegria aos participantes. “É um encontro de todas as cores. Vamos fazer muita festa, muita folia e, claro, muita literatura”, disse. A feira terá uma programação extensa e diversificada, com atrações para o público infantil e adulto. Além dos estandes de vendas de livros, haverá momento de encontro com a música, a dança e o teatro, por meio de shows musicais, conversa com os autores, espetáculos e apresentações de dança, musicais e contação de histórias.
Felipe Kuhn Braun falou sobre a importância da literatura na vida das pessoas. “Ela dá vida, conhecimento, formação, engajamento cultural, quando naturalmente as pessoas desejam e se apropriam dessa vida literária, desse conhecimento, seja como escritor, leitor, pesquisador, feirante ou livreiro”, explicou. O vereador frisou a importância do evento para a cidade. "Que as pessoas de todas as idades participem, leiam, busquem a literatura e transitem por estes espaços, tendo contato com os livros. Atualmente, a internet divulga, ajuda a diminuir distâncias, mas ter nas mãos um livro impresso é fundamental”, falou.
Inovação quanto à patronesse
A patronesse da 36ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo não será uma pessoa, como de costume. Os organizadores do evento concederam a honraria à Academia Literária do Vale dos Sinos (Alvales), que completou 30 anos de fundação em 2018. Na abertura oficial do evento, a Alvales foi representada por sua presidente, Renate Gigel. O secretário Ralfe Cardoso apontou que a Academia vem produzindo uma série de escritores locais e fomentando ações fundamentais para o Município, como a biblioteca comunitária no bairro Diehl e as oficinas de escrita criativa e de alfabetização de adultos. “Todo nosso reconhecimento a esta entidade local, que possui uma caminhada de 30 anos e uma trajetória que merece esta homenagem”, destacou Cardoso. Renate falou que são décadas dedicadas à comunidade. “Tentamos estar presentes em todos os locais que falam em cultura. Que esta feira seja cada vez melhor”, pontuou, ao enfatizar o caráter plural do povo hamburguense.
Abertura oficial
Na solenidade oficial do evento, estavam presentes, dentre outras autoridades, o presidente Felipe Kuhn Braun, o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, a secretaria de Educação, Maristela Guasselli, o secretário de Esporte e Lazer, Jorge Schmidt, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, o secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Paulo César Antunes Magalhães, o procurador-geral do Município, Nei Sarmento, e o chefe de gabinete da prefeita, Raizer Ferreira. Algumas escolas participaram do momento, como a EMEI Floresta Encantada e as EMEFs Marina Marcia Penz Garbarino, Jacob Kroeff Neto, Dr. Antônio Bemfica Filho e Cecília Meirelles. O ator e Cidadão de Novo Hamburgo Lourival Pereira também acompanhou a solenidade.