TV Câmara - Professor alerta sobre os perigos do sedentarismo no programa Vitalidade

por Tatiane Souza última modificação 24/08/2018 18h22
24/08/2018 – Segundo a Organização Mundial da Saúde, um em cada quatro adultos não pratica atividade física. Nos adolescentes, o índice é pior: quatro em cada cinco são considerados sedentários. Embora os critérios da OMS sejam mais rígidos para o segundo grupo (sete horas por semana), no geral, para ser considerado ativo fisicamente, é necessário que os maiores de 19 anos pratiquem duas horas e meia de alguma atividade por semana. Para falar sobre o sedentarismo e os problemas de saúde que ele causa, concedeu entrevista ao programa Vitalidade da TV Câmara, canal 16 da NET, o professor de Educação Física da Universidade Feevale, Rafael Machado de Souza.
TV Câmara - Professor alerta sobre os perigos do sedentarismo no programa Vitalidade

Thanise Melo/CMNH

O professor, durante dois blocos de conversa com a jornalista Tatiane Lopes, explica a diferença entre o exercício físico planejado, com a orientação de um profissional, e a atividade física rotineira. E alerta para os perigos da prática esportiva aleatória. “A prática de atividade física é importante em todas as faixas etárias, desde as crianças. O sedentarismo é uma questão de estado. Eu posso estar sedentário hoje e, amanhã, não mais. Com certeza com essa mudança de atitude, a pessoa só terá benefícios, diminuindo, inclusive, os sintomas de muitas doenças relacionadas ao sedentarismo”, disse Souza. 

Assista à entrevista completa abaixo:

O Vitalidade é veiculado na TV Câmara, canal 16 da NET desde 2012. São entrevistas e reportagens que falam sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida. Todas as edições do programa estão disponíveis no canal: Youtube.com/tvcamaranh