Câmara presta homenagem em Sessão Solene aos 125 anos do 3º Batalhão de Polícia Militar

por Tatiane Souza última modificação 20/07/2018 00h27
19/07/2018 – O 3º Batalhão de Polícia Militar – 3º BPM “BTL Tenente Coronel Travassos” foi homenageado em Sessão Solene na Câmara Municipal pela passagem dos seus 125 anos. A iniciativa foi da vereadora Patricia Beck (PPS), por meio do Requerimento 350/2018, aprovado por todos os vereadores. Além da proponente da ação, compuseram a mesa diretiva o secretário de Segurança de Novo Hamburgo, Roberto Junghton, o comandante Interino do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio do Sinos, Tenente Coronel Carlos Daniel Schutz Coelho, o comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Márcio Uberti Moreira e o juiz da Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo, Carlos Fernando Noschang Junior. Durante o evento, também foi entregue a Comenda do 3º BPM.
Câmara presta homenagem em Sessão Solene aos 125 anos do  3º Batalhão de Polícia Militar

Fotos: Daniele Souza/CMNH

Estavam presentes os vereadores Raul Cassel (MDB), Gerson Peteffi (MDB), Sergio Hanich (MDB), Professor Issur Koch (PP) e Marcia Glaser (MDB). O presidente da casa, Felipe Kuhn Braun (PDT) e o vereador Inspetor Luz (MDB) justificaram a ausência na solenidade. Diversas autoridades, representantes de entidades e comunidade em geral acompanharam a homenagem.

Para abrir a cerimônia, foram executados o Hino Nacional e o Hino Rio Grandense pela Banda de Música do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio do Sinos, sob a regência do Sargento Cleomir Cesar Blauth.

A homenagem dos vereadores

Patrícia Beck, proponente da láurea, ressaltou que é uma honra homenagear o 3º BPM que celebra os 125 anos de fundação no dia 20 de julho de 2018. Ela agradeceu em nome da Casa e de todos os cidadãos hamburguenses o trabalho realizado pelo Comando. A parlamentar leu os sinônimos dados aos super-heróis e disse que eles são reais e usam fardas. “Não voam, mas seguem ao nossos encontro como se voassem. Possuem coragem e bravura inexplicáveis. Arriscam todos os dias as suas vidas para proteger as nossas vidas. Não possuem super equipamentos, mas mesmo com o sucateamento, arriscam-se para que nós possamos retornar às nossas famílias. Marcham em direção ao infinito, com esperança. Vocês, super-heróis, são guerreiros anônimos. Nós os vemos, respeitamos, admiramos e reconhecemos, muito. Os super-heróis dessa noite não possuem esconderijo, mas formam o 3º BPM de Novo Hamburgo. Muito obrigada e parabéns”, destacou a parlamentar.

Gerson Peteffi falou em nome da bancada do MDB. “Nós pessoas de bem gostamos de ser abordados, nos que convivemos em uma filosofia de ética e bons costumes, gostamos de contribuir com o trabalho de vocês. Hoje, o momento é de festa. E eu quero deixar uma mensagem de que todos nós devemos fazer com que se valorize a corporação Brigada Militar. Ensinar aos nossos filhos que os policiais são amigos a serviço da comunidade. São treinados e preparados. E precisamos valorizá-los. Se não fossem vocês e os outros profissionais de segurança, viveríamos uma barbárie no Brasil. Muita saúde, pagamento melhor e em dia, vocês merecem.

Professor Issur Koch (PP) agradeceu pela sensação de segurança que a Brigada Militar proporciona aos cidadãos. “Podemos confiar em todos vocês que estão aqui hoje. Eu aprendi desde pequeno respeitar a Brigada Militar. E é uma tradição que trago comigo e que também passei aos meus filhos, que sabem que a nossa segurança passa pelas mãos de vocês. Quando todos correm ao lado contrário, vocês atuam para nos defender. Agradeço pelos mais de um século garantindo a segurança de cada um de nós. Independente da época que vivemos, ainda sabemos que ligando ao 190 temos alguém para nos defender”, disse. Issur destacou o trabalho da Polícia Comunitária e o policiamento realizado nas escolas, além do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas.

O secretário de Segurança de Novo Hamburgo, Roberto Junghton, também usou a tribuna para falar sobre os 125 anos do BPM. “Uma justa e merecida homenagem. Comemorar um aniversário é celebrar a vida. E com as instituições não é diferente, ainda mais uma instituição que tem por  objetivo maior preservar a vida”, destacou. O secretário enfatizou que são as pessoas que fazem a principal diferença, a fé na missão. Vocês acreditam nesta missão que lhes foi confiada. E conquistam, dia após dia, um degrau a mais na segurança da nossa sociedade. Parabéns a todos que colocaram o seu empenho, vigor, inteligência, em prol da comunidade. Reconhecemos o valor individual de cada um de vocês. Vida longo aos brigadianos, ao 3º Batalhão e a Brigada Militar”, concluiu.

Quadro de homenagem

A vereadora Patrícia Beck entregou um quadro ao Tenente Coronel Márcio Uberti Moreira em homenagem aos 125 anos da instituição. Ele usou a tribuna para agradecer. “Estamos sempre dispostos a fazer o bem e diminuir a criminalidade”, disse. Ele fez um reconhecimento a todos os profissionais que ajudaram a construir a firme história do 3º Batalhão. “O maior anseio que tenho como brigadiano é que Novo Hamburgo volte a ser referência em termos de segurança pública”, apontou. “Tudo o que depender da nossa vontade, a vontade dos brigadianos, será feito”, finalizou. Um vídeo institucional marcou o fim da solenidade de homenagem.

A Comenda

A Comenda do 3º Batalhão de Polícia Militar foi instituída em 10 de maio de 2013, através da Portaria 544 do Comando-Geral da Brigada Militar e alterada em 22 de julho de 2016 pela Portaria 544.A. Ela visa distinguir oficiais e praças, bem como cidadãos que tenham se destacado no sentido de promover o desenvolvimento e de reforçar positivamente a imagem do 3º Batalhão de Polícia Militar.

Agraciados:

Tenente-coronel Carlos Daniel Schutz Coelho, Major Adriano José Zanini, Capitão Wagner Estanislau Wasenkeski, Capitã Carine Reolon, Sargento Rogério dos Santos Volz, Sargento Marcelo Milton da Silva, Sargento Francisco Campos Junior, Sargento Leandro Moraes da Rosa, Sargento Rudi Rangel de Souza, Sargento Paulo Cézar Fraga, Sargento Marcos Cleber Ribeira da Silva, Soldado Onizio Dari Procksch de Oliveira, Soldado Evandro Pinto Ferreira, Soldado Carlos Alexandre Igisck Zoch, Soldado Luiz Alberto Hertmann Veron, Funcionária Civil Suzana da Rosa Reis, Juiz de Direito Carlos Fernando Noschang Junior, Promotor de Justiça Fabiano Rediva da Silva, Coordenadora Geral do Movimento Paz, Gabriela Streb, Organizadora de eventos, Tatiana Sperb, empresário Paulo Luvizon, empresário Irio Érico Watte, Presidente da Sociedade Ginástica, Fernando Martini, Gestor de Negócios do Sport Club Novo Hamburgo, Marcos Bock, empresário Alexandre Valdomiro Teixeira, empresário Cézar Fernando Nazário, empresário Luciano Rodrigues Garcia.

Destaque Produtividade

Diversos PMS também foram homenageados como forma de reconhecimento e agradecimento pela dedicação e relevantes serviços prestados ao 3º BPM e, principalmente, pela notória produtividade operacional e aspecto disciplinar.

São eles:

Sargento Marcelo Milton da Silva, Soldado Everton Borges da Silva, Soldado Leonardo Pacifico Cavaret, Soldado Claudinei Afonso Pereira, Soldado Cleidemir dos Santos Gomes, Soldado Daiane Cardoso, Soldado Adriano Luis Goldschmidt, Soldado Luiz Rangel Jaeger, Soldado Adenilson da Rosa Matos, Soldado Mônica Saueressig, Soldado Fabiano da Rosa Muniz, Soldado Alexandre Pinheiro da Silva, Soldado Sidinei Adiar da Silva Costa, Soldado Vanessa Jahn Vargas.

 

O Comandante Interino do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio do Sinos, Tenente Coronel Carlos Daniel Schultz Coelho fez uso da palavra. “O que é o 3º Batalhão? Somos todos nós que estamos aqui hoje, todos nós da comunidade. A história do batalhão se funde com a história das pessoas que a compõe. Como é orgulhoso, importante e sublime ouvir essa homenagem”, disse. Perguntou se os presentes tiveram amigos perdidos em trabalho, se foram alvejados em serviço e se suas famílias sofrem a cada despedida. E pediu uma salva de palmas a todos que defendem a sociedade hamburguense. “Valorizem nosso policial nas ruas. Como são corajosos, a hora que vocês solicitarem qualquer tipo de emergência, lá estará o Policial Militar. Muitas vezes, vamos para as ocorrências sem saber o que vamos encontrar, a cena, o obstáculo, a agressão, armado, não armado.Precisam ser técnicos, qualificados, cuidadosos com vocês e com aqueles que vão atender. As pessoas clamam por segurança. Não existe educação, saúde, progresso sem segurança. Talvez com a crise que se instalou agora em nosso país, estejam valorizando a importância de vocês. Tenho orgulho e prazer em comandá-los. É assim que eu me sinto. Trabalho competente e correto. É isso que esperam de nós. Parabéns a todos pelo excelente trabalho que vêm desempenhando em Novo Hamburgo”, finalizou.

Para encerrar a noite de homenagem, foi executado o hino de Novo Hamburgo novamente pela Banda de Música do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio do Sinos, sob a regência do Sargento Cleomir Cesar Blauth.