Vereadores mobilizados para melhorar o transporte na Região
Kasper informou que, a partir da solicitação do Legislativo hamburguense para que o trem fosse até Canudos e do pedido inicial da Alsipa de aumento do trajeto, já está garantida a realização de um estudo de viabilidade técnica para que o meio de transporte seja estendido à Sapiranga. “Nesse documento, fundamental para a aquisição de recursos para a obra, serão analisados custos, demanda e métodos de construção”, explicou. Ele acredita que o traçado não alcançaria o número suficiente de usuários para o transporte metroviário, mas pode ser viável porque o investimento feito para a expansão a Novo Hamburgo pode reduzir em muito os valores da obra.
O presidente da empresa ressaltou a mobilização dos vereadores e da comunidade do Município. “Estamos conseguindo concluir o trajeto original depois de 29 anos. Agora temos um momento político favorável e recursos para novos projetos.”
Betinho Koch lembrou a luta histórica pela vinda do trem. Já Carlinhos enfatizou a importância de se integrar a Feevale ao sistema, uma vez que a extensão por Canudos não contemplaria a universidade. Entusiasta do Aeromóvel, o peemedebista entregou a Hoff uma solicitação para estudar a viabilidade de se levar o veículo movido a ar, desenvolvido pela empresa gaúcha Coester, até Gramado. Os vereadores aproveitaram a visita à sede da Trensurb para entregar pedidos de providências referentes a problemas nas obras do trem na cidade.
Na avaliação de Hoff, há uma série de alternativas para cidades menores. Entre elas, os veículos leves sobre trilhos – VLTs ou o próprio aeromóvel, já solicitado para integrar a Feevale e o Colégio Liberato. Ele destacou que o estudo para Sapiranga não descarta a possibilidade de, no futuro, atender outros municípios.
Também integra a agenda da Alsipa um debate sobre a articulação de recursos federais para a implantação de um hospital regional federal para atender as regiões de abrangência da Alsipa. O presidente da associação, vereador Valdir da Luz (PDT), de Sapiranga, informou que os dirigentes da entidade irão a Brasília para reunião com os ministério do Turismo e da Educação, responsável pelos recursos para o hospital-escola. A Alsipa é composta por 24 municípios.