Vereadores aprovam criação do Núcleo de Defesa Civil
De acordo com o texto, o trabalho no núcleo deve ser realizado de forma voluntária, sem qualquer ônus aos cofres públicos. Podem participar vereadores, servidores de carreira, quem exerce cargos em comissão e qualquer cidadão interessado. Todos deverão passar por treinamento realizado pelo Corpo de Bombeiros. Entre as atribuições do Nudec estão auxiliar pessoas atingidas por temporais, desabamentos, deslizamentos ou qualquer outro evento que cause prejuízos e desamparo; e arrecadar alimentos, roupas, materiais escolares e de construção, entre outros recursos.
Apesar de todos votarem a favor da proposta, a discussão foi longa, estendendo-se por mais de uma hora. Alguns vereadores sugeriram a criação de uma secretaria municipal de defesa civil, para que mais verbas fossem alocadas a essa área.
Debate
Hoff destacou a importância do incentivo ao voluntariado – e que o Nudec estaria subordinado à Defesa Civil do Município. “É um exemplo que damos à comunidade.” Carlinhos também pediu aos demais vereadores a aprovação da iniciativa. “Precisamos de solidariedade e compaixão.”
Raul Cassel (PMDB) disse ter, em um primeiro momento, achado que o núcleo não se enquadraria nas finalidades da Câmara. “Precisamos é fiscalizar e legislar sobre os órgãos de defesa civil. Mas, pensando melhor, resolvi dar crédito, principalmente por se tratar de trabalho treinado e voluntário.” Ele chamou a atenção para a necessidade da prevenção de acidentes.
Sergio Hanich (PMDB) parabenizou os autores e sugeriu o direcionamento de verbas para a Defesa Civil Municipal. “O órgão deveria se transformar em uma secretaria.” Atual líder do governo, Matias apontou ter acompanhado a criação da proposta. “O objetivo é estimular o voluntariado, o que é muito bom.”
Ito Luciano (PMDB) disse que o papel dos vereadores sempre foi trabalhar em prol dos cidadãos. Volnei Campagnoni (PCdoB) lembrou que todos os legisladores são procurados pela comunidade em momentos de crise. “Já fazemos parte do Nudec.” Ele também questionou o fato de Novo Hamburgo não ter um projeto de bombeiros voluntários.
Para Jesus Maciel (PTB), a intenção do projeto é excelente, mas a Casa encontraria dificuldades para implantá-lo. “Concordo com Serjão: a Defesa Civil do Município deveria receber verbas para se equipar e contar com um prédio.” Antonio Lucas (PDT) também falou sobre a importância da prevenção e do preparo dos voluntários. “Sem qualificação, as pessoas podem acabar atrapalhando nas situações de crise.”
Ica afirmou que o Nudec foi concebido com o intuito de potencializar o trabalho dos vereadores e servidores em situações de crise. Gerson Peteffi (PSDB) citou alguns problemas enfrentados pelos hamburguenses e precisam da intervenção da Defesa Civil. “Também sou a favor da criação de uma secretaria.”
Primeira Iniciativa
O Nudec foi criado no ano passado para auxiliar as vítimas das fortes chuvas do final de abril. Os voluntários realizaram uma campanha de arrecadação de roupas. Foram repassados à comunidade atingida 1.100 peças de roupas e 40 pares de sapatos. Durante a campanha, também foram arrecadadas duas máquinas de lavar roupa, um fogão e dois colchões. O Projeto de Resolução torna o núcleo uma política institucional. Saiba mais aqui.