- Trem inicia operações comerciais em Novo Hamburgo
A partir de amanhã, os pontos de embarque passarão a funcionar em horário integral – das 5h às 23h20, com pagamento de tarifa.
A cerimônia contou com a participação do secretário executivo do Ministério das Cidades, Alexandre Macedo; o diretor-presidente da empresa, Humberto Kasper; além dos prefeitos de São Leopoldo e Novo Hamburgo, respectivamente, Ary Vanazzi e Tarcísio Zimmermann. O presidente Gilberto Koch (PT) e o vice Ricardo Ritter – Ica (PDT) representaram a Câmara hamburguense.
Essa primeira etapa da expansão da Trensurb a Novo Hamburgo estende a linha 1 por mais 4,9 quilômetros, chegando a um total de 38,7. Ao todo serão 9,3 quilômetros de extensão até a estação Novo Hamburgo, localizada no Centro da cidade. Segundo Kasper, a previsão é de que as obras sejam concluídas até o final de 2012. “Nosso maior desafio agora é ampliar as integrações nos municípios”, enfatizou ele, que agradeceu a luta da Câmara para a chegada do trem. O presidente Betinho afirmou que este é um momento histórico para a população hamburguense e que irá melhorar a vida de quem precisa se deslocar para outras cidades da região.
O trajeto da estação Mercado até a estação Santo Afonso leva 46 minutos e, inicialmente, espera-se que sejam agregados cerca de 6 mil usuários diários a mais ao sistema metroviário. O acesso à Linha 1 através das novas estações, gratuito durante o período de operação experimental, passa a ter tarifa de R$ 1,70 a partir desta terça, 3.
O total do projeto é orçado em R$ 938,2 milhões. A execução da obra está a cargo do Consórcio Nova Via, integrado pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans.
Integração
Segundo o diretor de Transporte de Novo Hamburgo, Álvaro dos Santos Silva, com o início da operação comercial, haverá mais ônibus à disposição, reduzindo o tempo de espera de quem chega ou vai até a estação Santo Afonso. De acordo com Silva, todas as linhas que se deslocam a Canudos e mais a Vila Marte irá passar pelo ponto de embarque do trem.
Atuação da Câmara
Há tempos, a Câmara luta pela extensão do trem a Novo Hamburgo. A Comissão Especial Pró-Trensurb atua desde 2004. Ao longo dos anos, foram diversas atividades passando por muitas idas e vindas a Brasília, audiências com ministros do Tribunal de Contas da União, reuniões com dirigentes da Trensurb, encontros com deputados, discussões em Plenário, manifestações, e uma série de ações com a comunidade.