Sinpro é homenageado por seus 75 anos

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h03
21/05/2013 – A pedido de Gilberto Koch – Betinho (PT), integrante da Comissão de Educação da Casa, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Estado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS) foi homenageado na sessão desta terça-feira, 21. A entidade comemora nesta data 75 anos de fundação. “Para minha alegria, o Sinpro foi criado na data do meu aniversário. Hoje, também comemoro mais um ano de vida”, disse Betinho. O vereador frisou que há, em Novo Hamburgo, 27 escolas privadas.

Betinho destacou algumas conquistas do sindicato, como plano de saúde, estabilidade do pré-aposentado e núcleo de apoio ao professor contra a violência. “O Sinpro é conhecido em todo o Estado como sindicato cidadão. Em 1996, publicou a primeira edição do seu jornal, o Extra Classe, que, em seus 17 anos de publicação, recebeu 27 prêmios de jornalismo. E em outubro de 1998, lançou o Prêmio em Educação no Rio Grande do Sul.” O vereador, após sua fala, entregou uma placa comemorativa ao diretor do Sinpro, Otávio Forneck.

 

IMG_9393.JPGForneck lembrou que o Sinpro lutou pela redemocratização do País, e salientou que os desafios de hoje incluem a busca por melhor qualidade de vida para os profissionais da educação. Ele também citou conquistas dos últimos anos, como o movimento pela promoção da consciência de classe. Na próxima sexta-feira, em porto Alegre, será realizado um congresso pela promoção da atividade extraclasse remunerada. “O setor público já possui, mas os trabalhadores da educação privada ainda não. A grande carga horária tem causado o adoecimento dos profissionais.”

 

Roger Corrêa (PCdoB), que também é integrante da Comissão de Educação, parabenizou a entidade e a convidou para reunir-se com o grupo de trabalho, na busca de melhorias para a educação.