Sindimetal é homenageado pelos 70 anos

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h03
03/11/2016 – O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica Mecânica e Material Elétrico de Novo Hamburgo (Sindimetal) foi homenageado em sessão solene na noite desta quinta-feiraa, 3, pela passagem dos seus 70 anos de fundação. A iniciativa foi do vereador Enio Brizola (PT), por meio do Requerimento Nº 608/2016. A solenidade, que ocorreu no Plenário Luiz Oswaldo Bender, foi aberto ao público. A entidade foi criada oficialmente em 27 de outubro de 1946.

Enio ressaltou que o sindicato trouxe uma contribuição muito grande para Novo Hamburgo e lembrou que foi associado. “Se envolve com as lutas cotidianas e com as demandas de todos os trabalhadores”, disse sobre o Sindimetal. E lembrou que o Brasil já teve no posto máximo do País um metalúrgico, o ex-presidente Lula. “É um sindicato muito ativo. Já vivenciamos dias melhores, mas também prospectamos um futuro melhor. Vida longa a esse sindicato”, destacou.

 

Loricardo de Oliveira, representante dos metalúrgicos do RS na Confederação Nacional dos Metalúrgicos, destacou que o Sindimetal está diretamente ligado ao sindicato dos sapateiros, pois trabalham juntos. Fez considerações sobre o novo conceito de indústria, a produção sem o envolvimento de trabalho humano, e sobre o futuro da metalurgia. Ele criticou o aumento da jornada de trabalho, os processos de terceirização e a redução de direitos dos trabalhadores. Oliveira ainda disse que um dos desafios da categoria é propor para os deputados federais uma Frente Parlamentar em Defesa do Trabalhador.

 

Flávio de Souza, representante da Federação dos Metalúrgicos, falou sobre as lutas da categoria nestes 70 anos de história. “Sobrevivemos de portas abertas, com a ótima estrutura que disponibilizamos e com os bons acordos que conquistamos com um patronal tão difícil de negociar como o de Novo Hamburgo”, falou. Ele criticou o sistema de aposentadoria e os rumos do Brasil após a saída da presidente Dilma Rousseff. “Vai ter muita luta pela frente”, disse.

 

Angélica Nascimento, presidente do Sindicato das Sapateiras e dos Sapateiros, também criticou as reformas política, trabalhista, previdenciária que estão sendo planejadas e, principalmente, a PEC 241, cujo objetivo é instituir um novo regime fiscal para o Brasil e que, dentre outros, deve restringir recursos públicos para Educação e Saúde.

 

Lauro do Amaral, presidente do Sindimetal, agradeceu a todos os presentes. “Me orgulho muito em presidir esse sindicato junto a Confederação e a CUT”. Ele lembrou das lutas travadas pela categoria no decorrer dos anos. “Precisamos de união para esse momento difícil que passa nosso País”.

 

Paulo Roberto Haubert, ex-presidente do Sindimetal e representante do Executivo Municipal, lembrou a dificuldade que foi, em Novo Hamburgo, a criação do movimento sindical. Lembrou fatos históricos dessas lutas e parabenizou a todos pelos engajamento.

 

Reconhecimento

 

Enio Brizola entregou um quadro de homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica Mecânica e Material Elétrico de Novo Hamburgo (Sindimetal) ao presidente da entidade, Lauro do Amaral. Juntaram-se a eles, outros presidentes do Sindicato presentes.

 


Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em
www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh