Secretário de Esporte e Lazer fala sobre trabalho da pasta

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h03
09/03//2015 – O secretário municipal de Esporte e Lazer, Ricardo Ritter, participou da sessão desta segunda-feira, 9, a convite de Raul Cassel (PMDB). Ele afirmou que a lei do Fundo de Esporte e Lazer deverá ser alterada para prever novas formas de captação. Ica também falou sobre o ginásio da Fenac. Segundo ele, o espaço precisa de melhorias, apesar das pequenas reformas já feitas. “Já fizemos pela secretaria as devidas documentações necessárias para que o PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio) venha a ser realizado o quanto antes. O ginásio é um dos grandes símbolos do esporte em Novo Hamburgo.”

Professor Issur Koch (PP) destacou que é grande a quantidade de atletas que procuram o gabinete em busca de verbas para participar de competições. “Por isso, coloco a Comissão de Educação para o que for necessário.”

Cassel perguntou como está a situação do Centro de Iniciação ao Esporte, que deve ser construído na cidade, e qual é o orçamento da secretaria. “E, para finalizar, como está o planejamento das Olimpíadas Escolares de 2015?” Ica respondeu que ajustes no projeto do centro estão sendo debatidos com o governo federal e com o Corpo de Bombeiros – e salientou que a secretaria recebe cerca de 0,6% orçamento do Município, o que significa entre R$ 2,8 a R$ 3 milhões. “O gasto com pessoal não chega a 30%.” Por fim, frisou que reuniu-se na semana passada com o secretário de Educação para definir o que caberá a cada pasta na realização das olimpíadas.

Patrícia Beck (PTB) perguntou para quantos projetos a secretaria buscou recursos com o governo federal. “Não foram muitos”, disse Ica. “Captar verba com o governo federal não é apenas preencher um formulário e esperar.” Cristiano Coller ponderou que deveria haver uma verba para as instituições esportivas realizarem reformas. Sergio Hanich (PMDB) perguntou sobre os repasses a entidades previstos em emendas ao orçamento do ano passado. O secretário disse que as entidades devem apresentar projetos para a utilização das verbas. “Estamos estudando como fazer.”

Jorge Tatsch (PPS) pediu melhorias para uma quadra de areia, que está constantemente inundada e para outros pontos da cidade. “A secretaria de Esporte não tem nenhuma equipe de manutenção”, explicou Ica.  

 Outro tema abordado foi a municipalização do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc).