Representante da Ondaa apresenta projeto de terapia com cães

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h03
14/07/2014 – A convite de Roger Corrêa (PCdoB), Leandro Mello, representante da ONG Organização pela Dignidade de Animais Abandonados (Ondaa), participou da sessão desta segunda-feira, 14, para falar sobre a terapia assistida de cães (TAC). Segundo ele, terapias com animais existem há muitas décadas, sendo a mais comum a equiterapia, com cavalos.

Mello frisou que o tratamento com cães ajuda pacientes que passam por quimioterapias e crianças com deficiências. Entre os benefícios estão redução das atitudes negativas e dos hormônios relacionados ao stress e aumento da socialização e do sistema imunológico. Isso se reflete em menos medicamentos, menor tempo de internação e economia de verbas destinadas à saúde.

Em Novo Hamburgo, a ideia é utilizar os animais que vivem no canil. “O animal precisa ser saudável e adestrado.” A equipe seria formada por adestrador,es veterinários, psicólogos, pedagogos e voluntários. Crianças e idosos em abrigos seriam os primeiros beneficiados. “Animais ajudam a nos humanizar”, destacou.

Segundo Mello, em Santa Cruz do Sul, onde esse trabalho está sendo realizado, aumentou muito o número de adoções. “Alguns remédios não vêm em frascos, mas com quatro patas”, finalizou. 

Roger, Raul Cassel (PMDB), Enfermeiro Vilmar (PR) e Professor Issur Koch (PP) parabenizaram Mello pelo projeto.