- Rejeitada desfiliação do Legislativo à Uvergs

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h03
08/05/2012 - Matéria recebeu seis votos contrários

Com um placar apertado, foi rejeitado nesta terça-feira, dia 8, o Projeto de Resolução n° 1/2012, que revoga a filiação da Câmara Municipal de Novo Hamburgo à União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs). Na votação em primeiro turno, a matéria recebeu seis votos contrários e cinco favoráveis.

Gerson Peteffi, Ito Luciano, Jesus Martins, Leonardo Hoff, Luiz Carlos Schenlrte e Raul Cassel votaram contra a proposta. Anita Lucas de Oliveira, Carmen Lucia Ries, Matias Martins, Ricardo Ritter e Volnei Campagnoni foram favoráveis. Os vereadores Antonio Lucas e Sergio Hanich estavam ausentes. 

A proposta é de autoria da Mesa Diretora, que alega que não há necessidade de filiação porque a Câmara já conta com assessoria na área jurídica. Além disso, na justificativa do projeto de resolução, afirma que a Casa tem profissionais capacitados e preparados, não havendo motivo para a manutenção do convênio com a Uvergs. A filiação à entidade ocorreu em 2011.

Posição dos parlamentares

O vereador Leonardo Hoff (PP) afirmou que concorda com a desfiliação somente quando o Legislativo passar a integrar a Alsipa. Ele disse que as duas propostas deveriam ter sido encaminhadas ao mesmo tempo.

Por sua vez, Ito Luciano (PMDB) lembrou que, por muitos anos, a Câmara de Novo Hamburgo ficou sem representação em entidades de classe. "Não entendo essa retirada. Se um vereador precisar de auxílio jurídico, pode recorrer à Uvergs", declarou.

O vereador Volnei Campagnoni (PCdoB) disse que participou uma única vez de uma atividade promovida pela Uvergs. Segundo ele, o evento era de má qualidade e desorganizado. Por isso, votou favorável à desfiliação.