Programa Catavida é premiado nacionalmente
“É com alegria que apresentamos o fruto desse trabalho conjunto. Ao todo, foram 1.091 práticas selecionadas de mais de 200 município brasileiros. E nossa cidade ficou entre os seis primeiros colocados”, contou.
O secretário lembrou que o projeto de criação do Catavida passou pela aprovação dos vereadores. “Vocês também são responsáveis por esse prêmio. O Brasil melhorou e vocês ajudaram”, disse.
Hélio falou dos avanços na infraestrutura do Programa. Hoje, são 65 catadores trabalhando na unidade Roselândia e outros 25, na unidade Centro. Citou também a formação de mais de 200 trabalhadores, em cursos realizados permanentemente. O secretário destacou ainda os dez carrinhos motorizados que auxiliam os cotadores no processo de recolhimento e triagem dos resíduos. E agradeceu os parlamentares pela aprovação do projeto que garantiu a sua aquisição.
Betinho parabenizou o Programa pelas ações. Antonio Lucas (PDT) falou da evolução do trabalho realizado pela secretaria, que retirou os catadores de uma situação precária no antigo lixão da Roselândia. Professor Issur Koch (PP) lembrou que estão investindo em quem quer trabalhar. “O Município e o Meio Ambiente agradecem.” Naasom Luciano (PT) falou sobre a importância desse projeto que vem sendo aperfeiçoado constantemente. “É transformador e retirou muita gente da situação de exploração, em pleno século 21”. Cristiano Coller (PDT) e Sergio Hanich (PMDB) também elogiaram o projeto.
Saiba mais sobre o Prêmio
O Prêmio “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM Brasil” é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Federal na abertura da 1.ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. A Coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. A entrega do Prêmio ODM Brasil foi feita pela presidente da República, Dilma Rousseff, e pelo atacante da seleção brasileira de futebol, Hulk, para a iniciativa e outros 29 projetos de todo o Brasil.