Profissionais recebem Prêmio Mérito de Segurança Pública
O Mérito de Segurança Pública 2014 é uma iniciativa do vereador Luiz Fernando Farias (PT) e foi instituído pelo Decreto Legislativo n° 6/2011. Os vereadores Gilberto Koch – Betinho (PT), Professor Issur Koch (PP), Sergio Hanich (PMDB), Inspetor Luz (PMDB), presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa, e Volnei Campagnoni (PCdoB) prestigiaram a sessão solene. Raul Cassel (PMDB) justificou a ausência. Dentre outras autoridades, estavam presentes o coordenador do gabinete de Gestão Integrada de Novo Hamburgo, Mauro José da Silva, representando o prefeito Luis Lauermann; a presidente da OAB - Subseção de Novo Hamburgo, Ivete Dieter; e o delegado da 3ª Divisão Regional Metropolitana, Leonel Fagundes Carivali. Os premiados foram indicados pelos superiores de organização.
Farias ressaltou que segurança pública é obrigação do Estado, mas dever de todo cidadão. Ele destacou que a premiação é uma homenagem também aos grupamentos aos quais os três profissionais laureados pertencem e também a suas famílias. “A Brigada e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul são as melhores instituições de segurança do Brasil. Temos de nos orgulhar disso. Eles trabalham dia e noite para manter o mínimo de segurança ao povo”, disse. O vereador ainda discorreu sobre a trajetória pessoal e profissional dos premiados, destacando os importantes trabalhos desenvolvidos.
Betinho também elogiou o trabalho realizado pelas três organizações premiadas. Falou da importância da criação da Polícia Comunitária no Estado e em Novo Hamburgo. E parabenizou os envolvidos. Ele agradeceu pelo trabalho de proteção a toda a sociedade.
Professor Issur Koch parabenizou os homenageados por se manterem na profissão e pela persistência. “Sabemos das críticas diárias. Parabéns por erguerem a cabeça e continuarem na luta, embora toda a pressão”, disse. Lembrou a experiência que têm na área, por isso sabem as melhores soluções para os problemas de segurança. O vereador destacou ainda a importância de aproximar os policiais das crianças e adolescentes e citou os benefícios trazidos pelos Proerd.
Volnei lembrou que atrás de cada profissional há um pai/mãe de família. “Estamos fazendo hoje uma justa homenagem a essas pessoas que garantem a nossa segurança e tranquilidade”, ressaltou.
Inspetor Luz destacou que o Corpo de Bombeiro do Rio Grande do Sul é o órgão do governo de maior confiabilidade do Brasil. Falou da importância dos policiais militares que atuam nas ruas – com trabalho árduo e com leis, muitas vezes, desfavoráveis. O vereador também citou casos onde a atuação dos policiais civis foi determinante. Destacou a coragem e a prática da ação policial do premiado. “Muitos policiais trabalham e cumprem com suas obrigações, independente de ganhar hora extra ou não, sem fazer cara feia". Encerrou dizendo que o Rio Grande do Sul é um dos melhores Estados em Segurança Pública do País.
A premiação
Farias e Mauro José da Silva entregaram o diploma Mérito de Segurança Pública ao Tenente-coronel Carlos Armindo Thomé Marques, Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos.
Ivete Dieter e o Comandante da 1ª Seção de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros, Tenente Parker, entregaram o diploma Mérito de Segurança Pública ao Sargento Edson Luiz de Oliveira Viana, do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo.
Inspetor Luz e o delegado Carivali entregaram o diploma Mérito de Segurança Pública ao Inspetor de Polícia José Urbano Amaral de Lourenço, Chefe de Investigação da Primeira Delegacia de Polícia Civil.
Agradecimentos
José Urbano Amaral de Lourenço agradeceu o prêmio e disse que sempre procurou fazer uma investigação qualificada, buscando chegar a solução dos casos. Agradeceu a presença de todos os amigos que prestigiaram a solenidade. “Há 19 anos me dedico ao trabalho de investigação na Polícia Civil”, contou. Falou que recebem, muitas vezes, críticas que ferem a alma, e tiros, que ferem o peito. Mas que o prêmio ajuda a mudar essa realidade, trazendo reconhecimento. “Meu lema é me aposentar, mas com toda vontade e garra de quando eu entrei na Polícia. Com abnegação e vontade. Jamais vou desistir da minha profissão”, frisou.
Sargento Edson Luiz de Oliveira Viana falou que o prêmio traz reconhecimento profissional pelo trabalho feito, que pouco aparece, mas que é de fundamental importância. Lembrou que faz parte de uma equipe e que o trabalho em grupo da corporação é o que faz o serviço funcionar. Agradeceu a Deus, a família e aos colegas. “Somos poucos elementos, mas com muita vontade de ajudar os outros.”
Tenente-coronel Carlos Armindo Thomé Marques agradeceu a esposa por estar sempre ao seu lado. “A gente fica pensando, qual é o papel do policial civil e militar na sociedade? Apesar das inúmeras dificuldades que enfrentamos, nós nunca iremos arrefecer diante delas e nunca deixaremos de defender os cidadãos, pois assim juramos quando entramos na corporação, desde guri”. Ele agradeceu a premiação e estendeu a láurea a outros colegas que arriscaram a vida durante missões policiais recentemente travadas em Novo Hamburgo e região.