Presidente Lucas recebe título Amigo do Judô
O objetivo do projeto foi utilizar essa modalidade de esporte como um programa eficiente, valendo-se de técnicas específicas e levando em consideração as necessidades globais do indivíduo, além de possibilitar a exploração, a autorrealização, a independência pessoal e a formação de conceitos calcados na realidade. “Os principais benefícios são o conhecimento do esquema corporal, treinamento dos sentidos, postura, equilíbrio e o desenvolvimento de técnicas específicas de mobilidade”, disse Gilmar. Ele comentou que a ação traz autoconfiança aos participantes.
O atleta Itamar Borges Von Muhler, faixa azul de judô, foi um dos destaques do projeto. Segundo Schneider, ele está sendo preparado para competições gaúchas e nacionais, tendo chances, inclusive, de participar das Jogos Paraolímpicos.
Antonio Lucas se colocou à disposição para intermediar projetos com a Fundergs. Ele lembrou alguns projetos de inclusão social realizados pela Câmara, como o que prevê a tradução em Língua Brasileira dos Sinais (Libras) das sessões plenárias.