Pai de aluno com deficiência pede inclusão de fato nas escolas
Foss ponderou que aluno diferente tem uma maneira diferente de aprender, e é preciso buscar maneiras para que o professor tenha alternativas para lidar com essas diferenças. Ele relatou um caso de um menino cadeirante que não tinha acesso à biblioteca de sua escola, que ficava no segundo andar. “É preciso que essas crianças tenham um acesso melhor – todas as crianças.” Por fim, pediu que os vereadores debatam esse tema e busquem formas de realmente incluir todos na rede de ensino.
Falas dos vereadores
Ricardo Ritter – Ica (PDT) destacou que o Município oferece apoio extraclasse a alunos com necessidades especiais. Roger Corrêa (PCdoB) apontou que essa questão é de extrema importância, mas que está otimista. Issur contou que sua formação de pedagogo não o ajudou a lidar com alunos com autismo, por exemplo. Raul Cassel (PMDB) salientou que o debate sobre a inclusão é muito recente no Brasil. “Ainda estamos em um processo de aprendizado.”