Núcleo Estadual do GesPública valida autoavaliação da Câmara
Maria Carolina aponta que esta é terceira autoavaliação feita pela Câmara. O objetivo é quantificar e qualificar os principais fatores relacionados à organização, com ênfase nas práticas de gestão e resultados institucionais. São avaliados oito critérios: liderança, estratégias e planos, cidadãos, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Após essa fase, explica a servidora, o comitê elencou as principais pontos que precisam de melhorias, como pesquisa de satisfação com público interno e divulgação da missão, visão e valores e do planejamento estratégico.
Todos os órgãos que participam do GesPública e realizam a autoavaliação precisam passar pela chamada validação externa. Viviane destacou que, na reunião, pôde ver que a Câmara está comprometida com o processo de autoavaliação, buscando melhorias efetivas e contínuas nos seus processos.
O que é o GesPública
GesPública é um programa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e foi criado em 23 de fevereiro de 2005, por meio da publicação do Decreto nº 5.378. Resultado da fusão do Programa da Qualidade no Serviço Público e do Programa Nacional de Desburocratização, é gerido pela Secretaria de Gestão, o programa tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País mediante a melhoria contínua da gestão.
Uma das estratégias do GesPública é executar suas ações por meio de uma grande rede constituída por organizações e pessoas responsáveis pela disseminação de conceitos e soluções para a gestão, implantando e mobilizando núcleos regionais e setoriais nas unidades da federação, além de realizar avaliações do nível de gestão das instituições. A Câmara Municipal de Novo Hamburgo aderiu ao GesPública em junho de 2010 e, a partir de então, um grupo de servidores de diversos setores reúne-se periodicamente para discutir e implementar práticas para a melhoria da qualidade dos serviços tanto para o público interno como externo.