Núcleo Estadual do GesPública valida autoavaliação da Câmara

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h02
16/10/2014 – A coordenadora de capacitação e o secretário executivo do Núcleo Estadual do Gespública, Viviane Muzykant Oravec e Luiz Gustavo da Silva, debateram pontos da autoavaliação da Câmara com a presidente e o vice-presidente do Comitê de Gestão da Qualidade do Legislativo hamburguense, Maria Carolina Hagen e Adriano Gomes, funcionários dos setores de Atas e TI. A reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira, 16, e contou também com a presença da diretora da Casa, Fernanda Luft.

Maria Carolina aponta que esta é terceira autoavaliação feita pela Câmara. O objetivo é quantificar e qualificar os principais fatores relacionados à organização, com ênfase nas práticas de gestão e resultados institucionais. São avaliados oito critérios: liderança, estratégias e planos, cidadãos, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Após essa fase, explica a servidora, o comitê elencou as principais pontos que precisam de melhorias, como pesquisa de satisfação com público interno e divulgação da missão, visão e valores e do planejamento estratégico.

Todos os órgãos que participam do GesPública e realizam a autoavaliação precisam passar pela chamada validação externa. Viviane destacou que, na reunião, pôde ver que a Câmara está comprometida com o processo de autoavaliação, buscando melhorias efetivas e contínuas nos seus processos.

O que é o GesPública

GesPública é um programa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e foi criado em 23 de fevereiro de 2005, por meio da publicação do Decreto nº 5.378. Resultado da fusão do Programa da Qualidade no Serviço Público e do Programa Nacional de Desburocratização, é gerido pela Secretaria de Gestão, o programa tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País mediante a melhoria contínua da gestão.

Uma das estratégias do GesPública é executar suas ações por meio de uma grande rede constituída por organizações e pessoas responsáveis pela disseminação de conceitos e soluções para a gestão, implantando e mobilizando núcleos regionais e setoriais nas unidades da federação, além de realizar avaliações do nível de gestão das instituições. A Câmara Municipal de Novo Hamburgo aderiu ao GesPública em junho de 2010 e, a partir de então, um grupo de servidores de diversos setores reúne-se periodicamente para discutir e implementar práticas para a melhoria da qualidade dos serviços tanto para o público interno como externo.