- Novo Hamburgo poderá abrigar centro de treinamento na Copa
Novo Hamburgo volta a ser cogitada para abrigar um centro de treinamento durante a Copa do Mundo de 2014. A afirmação foi feita pelo secretário da Fundação de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (Fundergs) e coordenador-geral do Comitê Gestor da Copa do Mundo de 2014, Kalil Sehbe. Ele concedeu entrevista para a Rádio ABC 900 AM na noite de quinta-feira, dia 6, e revelou que em setembro deverá acontecer nova avaliação. Sete centros de treinamento no Estado já foram oficializados, e o Município havia ficado de fora dessa triagem. Segundo o secretário, a cidade havia sido descartada não por causa do estádio, mas pela questão hoteleira. Otimista com a inclusão de Novo Hamburgo, Sehbe afirmou que o problema na área de hospedagem já foi resolvido. Durante a visita ao Município, o integrante do governo estadual foi acompanhado pelo vereador Antonio Lucas (PDT).
A expectativa é de que no mínimo nove seleções fiquem hospedadas no Rio Grande do Sul durante a Copa do Mundo de 2014, conforme Sehbe. Ao todo, serão cinco jogos no Estado. De acordo com ele, as seleções que vierem ao RS terão voos fretados. Ele lembrou que, durante a competição, o acesso ao Município será facilitado pelo trensurb e aeromóvel, não havendo necessidade de uso da BR-116 para se deslocar de Novo Hamburgo a Porto Alegre.
"Nós estamos com todas as obras em dia", disse Sehbe sobre os trabalhos de competência estadual.
Na entrevista, ele afirmou que diversos hotéis estão sendo construídos na Capital, e aos 13 mil leitos existentes serão acrescentados mais 5 mil. Ao todo, 50 mil estarão à disposição da comunidade na Grande Porto Alegre e na Serra. Sehbe se mostrou confiante em relação à qualidade do evento: "Nós vamos fazer do Rio Grande do Sul a melhor sede da Copa do Mundo".
O coordenador-geral do Comitê Gestor da Copa disse ainda que a chegada ao estádio Beira-Rio será facilitada, com a duplicação das vias de acesso. Uma alternativa será a avenida Tronco, que seguirá até a Terceira Perimetral. Sehbe declarou que o uso do transporte hidroviário vai ser ampliado até a Zona Sul, com possível parada em frente ao estádio Beira-Rio.
Na área da segurança, o coordenador-geral do Comitê Gestor da Copa afirmou que, durante o evento, vão estar em operação a Delegacia do Turista e uma central de comando com vídeo-monitoramento, localizada em uma andar inteiro da Secretaria de Segurança.
Na saúde, conforme ele, serão 2 mil leitos a mais na Grande Porto Alegre, com a reabertura dos hospitais da Ulbra e a reforma do Hospital de Pronto Socorro, entre outros.
Confira mais informações em www.copa2014.rs.gov.br/