- NH é representada no Encontro das Frentes dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Ricardo Ritter – Ica (PDT), que propôs a criação da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Novo Hamburgo, representou o Legislativo municipal durante o 1º Encontro da Rede das Frentes Parlamentares Municipais que tratam do tema. A atividade ocorreu na Assembleia Legislativa na segunda-feira, 30. Na ocasião, as 35 câmaras que aderiram à rede discutiram o cronograma de trabalho e planejaram encontros regionais para sensibilizar outros vereadores, prefeitos, lideranças e sociedade em geral.
Para Ica, os números alarmantes que envolvem o femicídio consumado (assassinato da mulher por parte do companheiro/marido ou ex) devem ser divulgados. Os casos têm grande incidência em todo o país, apresentando índices preocupantes inclusive no Rio Grande do Sul. Segundo dados da Secretaria de Segurança, apresentados por Délia Porto, entre agosto de 2006 e agosto de 2011, Novo Hamburgo ficou em 3º lugar no Estado nesse tipo de ocorrência, atrás apenas de Porto Alegre (1°) e Caxias do Sul (2°). Na avaliação do parlamentar, devem ser criadas medidas protetivas mais eficazes, pois a maioria dos femicídios ocorre independentemente do resultado apresentado pelas ações já existentes.
A Rede das Frentes Parlamentares Municipais foi lançada em dezembro de 2011 durante o 1º Encontro Gaúcho de Homens, que ocorreu na Assembleia Legislativa. A finalidade é reunir vereadores de todo o Rio Grande do Sul para construir atividades descentralizadas.
Conforme o coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres na Assembleia, deputado Edegar Pretto, o encontro demonstrou que o debate sobre a violência de gênero está disseminado pelo interior do Estado, dando respostas a um problema que atinge toda a sociedade.