Levantamento indica que arborização de NH é boa

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h01
10/11/2011 - Município conta 1 árvore a cada 8,5 metros

Um estudo sobre arborização em Novo Hamburgo foi divulgado na sessão plenária desta quinta-feira, dia 10, por Markus Wilinzig, do Movimento Roessler. A entidade foi responsável pela pesquisa. Foram catalogadas 6400 árvores em 132 ruas, totalizando 54 km em 23 bairros. Segundo ele, a cidade conta com uma boa distribuição de espécies, com 177 tipos diferentes. Esses dados foram repassados para a Prefeitura. A partir dessas informações, será possível elaborar um plano de plantio, reposição e manutenção.


Para Wilinzig, essa pesquisa apontou a boa arborização do Município, pois a cada 8,5 metros há uma árvore plantada. O número considerado ideal é 5 metros, patamar atingido, por exemplo, pelo bairro Rincão.

Essas mais de 6 mil árvores pesquisadas geram uma economia projetada de R$ 66 milhões, segundo Gabriel Zardo Becker, associado do Movimento Roessler, que atuou no levantamento. Ele apontou que deve-se levar em conta gastos menores com ar condicionado, redução da poluição sonora e preservação da vida animal.

A maior parte das árvores não é nativa. Becker aconselhou aos moradores o plantio de pitangueiras, pois oferecem frutos a pássaros e à população, melhorando a qualidade do ar e reduzindo a poluição sonora. Ele relatou que durante a pesquisa os moradores se mostraram preocupados e interessados em plantar mais espécies. As mais comuns são a caneleira e fikus. De acordo com Wilinzig, 77% das árvores avaliadas são saudáveis. O grupo revelou que será responsável pela arborização de uma rua no Município, mostrando como deve ser feito esse trabalho.