Inaugurado anexo do Hospital Municipal
A inauguração contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, do prefeito Tarcísio Zimmermann, do presidente do Legislativo, Gilberto Koch (PT), e dos vereadores Raul Cassel (PMDB), Sergio Hanich (PMDB), Jesus Maciel (PTB), Carlinhos Schenlrte (PMDB), Anita Lucas de Oliveira (PT), Carmen Ries (PT), Matias Martins (PT), Antonio Lucas (PDT), Leonardo Hoff (PP), Volnei Campagnoni (PCdoB), a secretária municipal de Saúde, Clarita de Souza, entre outras autoridades.
Os parlamentares tiverem participação ativa no retorno das obras do anexo, paralisadas de fevereiro de 2009 a março de 2011. Através da Comissão de Saúde, da Comissão de Obras e da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Obras do Hospital, os vereadores realizaram diversas vistorias durante a execução do anexo, foram autores de importantes debates sobre o tema. Para o presidente Betinho, o novo prédio é uma conquista de todos os hamburguenses.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Diones Ayres, destacou que após essa grande luta o grupo pretende lançar uma campanha para reformar o prédio antigo do hospital. O chefe de enfermagem, Luís Besson, agradeceu as mais de 100 pessoas que participaram do mutirão de limpeza da unidade, que ocorreu no último final de semana. Emocionado, ele clamou aos colegas que reforcem o juramento da profissão – de respeitar a vida desde a concepção até a morte. Já a médica Suzana Pereira, responsável técnica do hospital, ressaltou que a nova estrutura é parte da concretização de um sonho e que marca o início de grandes reformas na casa de saúde.
A diretora da instituição, Simone Zucolotto, garantiu que no decorrer da semana os pacientes já serão transferidos para o anexo, que representará um salto de qualidade na saúde de Novo Hamburgo. “Era preciso muita forma, coragem e união para superar as dificuldades impostas pela estrutura precária. Esperamos que a população não precise, mas se precisar, estaremos aqui para atendê-la com toda a dedicação”.
O secretário Simoni considerou o novo anexo fundamental para toda a região. Ele afirmou que Estado e Município já estão trabalhando para ampliação da UTI em dez novos leitos. O prefeito Tarcísio lembrou que a saúde é uma das áreas que mais demanda esforços da administração e que essa obra foi compartilhada com o governo que o antecedeu. Zimmermann agradeceu as parcerias com Estado e União, ressaltou, porém, que ainda existem muitas necessidades.