Gabinete: Coller prestigia assinatura de projeto que regulamenta escolas em turno integral no Estado

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h00
07/11/2013 - O comprometimento com a educação pública de qualidade e acessível a todos sempre foi a maior bandeira defendida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em cerimônia no Palácio Piratini, na manhã de terça-feira, 5, o governador Tarso Genro, em companhia do secretário de Educação, José Clóvis de Azevedo, da deputada estadual Juliana Brizola, autora da proposta e de outras lideranças políticas, assinou o projeto de lei que regulamenta as escolas de tempo integral no ensino da rede pública gaúcha.

O Estado deverá implementar a medida de forma progressiva e, em até dez anos, ofertar um mínimo de 50% das matrículas para alunos do ensino fundamental. A carga horária mínima é de sete horas diárias e os alunos terão garantia de quatro refeição por dia. A deputada Juliana Brizola lembra que a matéria faz um resgate das ideias do educador Darcy Ribeiro e do ex-governador Leonel Brizola.

 

O vereador Cristiano Coller (PDT) esteve presente na cerimônia e afirma estar animado com a sanção do governador sobre um projeto que tramita dentro do partido há tanto tempo. “Defender a educação como causa prioritária é dever dos que têm real comprometimento com as mudanças estruturais na sociedade. Este é um marco na história do Estado”, enfatiza.

 

A proposição foi entregue à Presidência da Assembleia Legislativa. A expectativa é que o texto, que tramitará em regime de urgência, seja votado ainda este mês.