Esporte Clube Americano é homenageado

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h00
26/02/2014 – O Esporte Clube Americano foi homenageado na sessão desta quarta-feira, 26, pela conquista da Copa Adidas, realizada em janeiro. O proponente do requerimento, Antonio Lucas (PDT), agradeceu os dirigentes do clube por levar o nome de Novo Hamburgo a outras cidades do Rio Grande do Sul e até em outros Estados.

Lucas destacou ainda que o clube, que completa 80 anos de fundação em 2014, foi fundado por um grupo de amigos de Canudos. “E se tornou uma grande equipe amadora. Em 2005, depois de anos sem disputar, veio a ser vice-campeão do amador. No ano seguinte, teve uma atuação impecável, conquistando, de forma invicta, o título de campeão do amador do Estado.” O vereador citou ainda outras conquistas do Americano e a escolinha, na qual diversos atletas atuam como professores. “Sem dúvidas os trabalhos de vocês servem como exemplo.” Por fim, o pedetista lembrou que investimento em esporte significa economia em tratamento de saúde.

Inspetor Luz (PMDB) disse que acompanha a atuação do Americano desde 1976, quando chegou à cidade. “A direção do clube está de parabéns, não é fácil manter um time titular de amadores.” Segundo ele, o futebol é uma grande forma de se dar oportunidade a jovens. Enfermeiro Vilmar (PR) afirmou que o clube é muito importante para a comunidade do bairro Canudos. Naasom Luciano (PT) também disse ser admirador do trabalho do Americano.

Lucas, Luz e Patrícia Beck (PTB) entregaram uma placa de homenagem ao presidente do clube, Carlos Espir. O coordenador de futebol e vice-presidente, Clóvis Rogério Tuca, apontou que 2013 foi o ano de mais conquistas da história do clube. “Conquistamos o bicampeonato sulbrasileiro amador, que é a Copa Libertadores do futebol amador.” Ele frisou, porém, que problemas financeiros podem significar o fim dessa boa fase.