Espaços de lazer e trânsito seguro foram temas de destaques nesta quinta
Issur Koch (PP) também frisou a importância de se cuidar deste e de outros espaços de lazer da cidade. Ele apontou que faltam opções para o hamburguense. Luiz Fernando Farias (PT) destacou que o Floresta Imperial necessita de manutenção constante, que é realizada, e afirmou que, recentemente, uma empresa patrocinou um grande evento no local e realizou diversas melhorias. O petista comemorou o projeto de reforma do Parcão, que deve sair do papel em breve. Roger Corrêa (PCdoB) salientou que mais de 60 mil jovens vivem em Novo Hamburgo, e que espaços de convivência são de grande importância para esses cidadãos. Cristiano Coller (PDT) disse que a Prefeitura busca manter todos esses locais em boas condições, mas o vandalismo é um dos grandes empecilhos.
A importância do incentivo à prática de skate foi outro ponto destacado por Issur e ainda por Roger e Patrícia Beck (PTB). A vereadora lembrou que, na década de 1980, Novo Hamburgo foi a capital nacional deste esporte – e que, na época, movimentava comércio e indústria, gerando empregos. Roger contou que, na semana passada, reuniu-se com Jean Felipe Almeida de Andrade, presidente da Federação Gaúcha de Skate, e que este será uma das bandeiras da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (integrada também por Issur e Fufa Azevedo).
O presidente Naasom Luciano (PT) lamentou as 33 mortes no trânsito registradas no feriadão de Carnaval. Ele salientou que 80% aconteceram devido a ultrapassagens de risco, por isso pediu consciência aos motoristas. Naasom também comemorou a notícia de que uma empresa pública assumirá praças de pedágio na região, e falou sobre a importância da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema em 2013 "Fraternidade e Juventude”.
Issur também chamou atenção para o acúmulo de dejetos no Ecoponto durante o feriado. Farias disse que também percebeu o problema, e então ligou para a Prefeitura, que realizou a limpeza do local. Patrícia pediu à comunidade que faça o uso correto deste equipamento, e que busque doar os móveis que não quer mais a quem esteja precisando. Sergio Hanich (PMDB) disse que o Ecoponto não é administrado corretamente pois, de acordo com o contrato com a empresa prestadora de serviço, deveria haver um funcionário para receber o material.
Raul Cassel (PMDB) afirmou que, no Carnaval, a Sociedade Ginástica deu exemplo de como evitar tragédias, e também comemorou a reforma da Biblioteca Pública. O peemedebista, por fim, reclamou das obras de saneamento nas proximidades da avenida Nações Unidas. Ele relatou que, há três meses não vê progresso nos trabalhos. Fufa Azevedo (PT) explicou que as obras naquela região tiveram de parar devido à ampliação da linha do trensurb, e que a equipe foi transferida para outro ponto.
Fufa ressaltou a criação da Frente Parlamentar em defesa da Instalação do Batalhão de Operações Especiais, a partir de um requerimento de sua autoria aprovado nesta quinta-feira. “Será uma grande conquista para a cidade”, disse, lembrando que segurança implica mais igualdade social e acesso a educação, cultural, esportes e emprego. Cristiano Coller apontou que as câmeras de segurança são também importantes, e que vai pedir mais uma para o bairro Santo Afonso, nas proximidades da agência bancária que será inaugurada em breve.