Enfermeiro Vilmar homenageia Diretora Jeane Schuch por 31 anos de trabalho

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
26/11/2014 - Com o plenário lotado, os 31 anos de trabalho e dedicação à educação da diretora e professora Jeane Maria de Oliveira Schuch foram lembrados na sessão desta quarta, 26. A homenagem foi proposta por meio do Requerimento n° 860, de autoria do vereador Enfermeiro Vilmar (PR). Jeane recebeu um placa destacando sua atuação. Ela está há 25 anos à frente da direção da Escola Municipal Ensino Fundamental Presidente Tancredo Neves, em Canudos. “Desde pequena, eu dizia que seria professora. Dava aula para a minha irmã caçula, e aos 13 anos ensinava catequese na igreja matriz de São Francisco de Paula, minha cidade natal”.

“Acreditem na educação. Ela é nossa bandeira maior”, disse a homenageada, que deixa a direção da escola em 31 de dezembro e planeja se aposentar a partir de julho de 2015. Assim ela encerrou a sua fala, sendo muito aplaudida pelo público presente.“Somos uma escola carente de dinheiro, não de coração”, declarou a professora ao falar sobre a busca de recursos para a obra Livro da Vida, que trata da história da instituição de ensino. A publicação foi entregue a vereadores e ao secretário municipal de Educação, Alberto Carabajal, presente à homenagem. Ao ocupar a tribuna, Jeane agradeceu a equipe diretiva da escola, composta por Gisela Leidemer, Silvio Ricardo Hartz, Teresinha Valdina Sartori e Vitória Brito Santos, e os chamou para ficar ao seu lado durante a homenagem como forma de reconhecimento pelo apoio. Ela também agradeceu aos vereadores Enfermeiro Vilmar (PR), Sergio Hanich (PMDB) e Professor Issur Koch (PP), que contribuíram para que o Livro da Vida se concretizasse, assim como à secretaria Municipal de Educação, que repassou R$ 2 mil para o projeto.

Enfermeiro Vilmar (PR) agradeceu a presença dos professores da EMEF Presidente Tancredo Neves e destacou a satisfação em homenagear a professora Jeane Maria de Oliveira Schuch. Na tribuna, falou sobre a trajetória da diretora de 49 anos, que veio trabalhar em Novo Hamburgo em 1983. Em seu pronunciamento, ressaltou a importância do trabalho dos educadores para diminuir as estatísticas de criminalidade e uso de drogas entre crianças e jovens. O vereador contou que percebe nas crianças o reconhecimento pelo trabalho desempenhado pela educadora Jeane. O autor do requerimento entregou uma placa para a professora, na qual, além de lembrar do tempo dedicado à educação, parabeniza a diretora pela organização do Livro da Vida, que reúne os registros históricos da instituição de ensino.

Professor Issur (PP) disse que os vereadores muitas vezes lembram de homenagear entidades, mas que dificilmente pessoas que fazem a diferença recebem o reconhecimento devido. O parlamentar parabenizou a professora pelo fato de mesmo tendo ascendido ao posto de diretora não ter esquecido o lado de educadora dentro de si.

Raul Cassel (PMDB) ocupou a tribuna e afirmou que é a primeira vez que a Câmara presta homenagem a uma pessoa que se aposenta, excetuando os casos de funcionários da Casa. O vereador declarou que ela é referência em seu trabalho e poderia ainda ser norte para os novos professores, que não trazem consigo a experiência da diretora. “Continue sempre ativa”, encerrou Cassel.

Patrícia Beck (PTB) agradeceu a professora pela dedicação e empenho ao desempenhar o seu ofício. A vereadora falou que muitas crianças educadas por Jeane devem ser adultos de sucesso. A parlamentar exaltou o fato de tantas pessoas terem vindo à Câmara prestigiar a diretora. “Aproveite sua aposentadoria, mas não esqueça da gente”, concluiu.

O presidente da Câmara, Naasom Luciano (PT), disse ficar alegre quando a Casa Legislativa tem oportunidade de homenagear pessoas que cumpriram seu papel e se dedicaram a fazer uma revolução através da educação. “Parece-me que, em nome desta Casa, ao fazermos essa homenagem não estamos só homenageando a Jeane, mas aqueles que fazem todos dias essa revolução acontecer”, afirmou. Naasom disse conhecer bem a realidade da localidade onde fica a EMEF Presidente Tancredo Neves. Segundo ele, muitas melhorias ocorreram na região, com reflexo no desenvolvimento econômico. O vereador apontou que, quando a professora iniciou a sua trajetória na escola, os desafios eram muito maiores, por causa da criminalidade e das condições sociais.