Encontro de corais será promovido no sábado no Legislativo

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
29/06/2013 - O Legislativo sediará no próximo sábado, dia 29, às 19h, no Plenário, o I Encontro de Coros da Câmara Municipal de Novo Hamburgo – Evoca. A atividade é promovida pelo Coral Amigos da Câmara, com o apoio da Associação dos Artistas e Produtores e Afins (Aarpa).

Além do grupo de cantores do Legislativo, regido pela maestrina Líris Neumann, irão participar o Coral Prontomed/NH, Associação Canto Coral Porto Alegre e Associação Coral de Florianópolis. O evento terá entrada franca. 

"O EVOCA, como carinhosamente é chamado este encontro, nos remete ao verbo EVOCAR, que significa chamar, trazer à lembrança, invocar para que apareça, que tem a ver também com a função desta Casa: convocar a Comunidade, fazer pensar, debater, escutar coisas novas, participar", disse a maestrina Líris Neumann.

Desde sua fundação em 2005, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo tem promovido eventos e encontros que unem as diversas artes da comunidade hamburguense. 

"O Coral juntamente com a Câmara de Vereadores realiza mais um sonho: um encontro vocal que venha a colaborar com o movimento do canto coral da cidade de Novo Hamburgo", acrescentou Líris.

Conheça os grupo convidados:

Coral ProntoMed: criado em março e 2006, o grupo veio ao encontro de um desejo antigo de muitos funcionários de ter a oportunidade de cantar em um coral. Os cantores são são regidos pelo maestro Tiago Hoerlle, que é formado em Regência Coral pela UFRGS e rege também o Coral das Faculdades Equipe, de Sapucaia do Sul, o Coro Municipal de Cachoeirinha e o Coral Municipal de São José do Hortêncio.

Associação Canto Coral Porto Alegre: criada em junho de 1995, o grupo tem como principal objetivo levar a música coral à comunidade gaúcha. Com um repertório eclético que vai da renascença européia à música contemporânea brasileira, a Associação Canto Coral de Porto Alegre se apresentou em mais de 40 cidades do Rio Grande do Sul. Realizou turnês por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Argentina e Paraguai. Também já gravaram 3 CDs de música coral “A Cappella” e com acompanhamento orquestral. 

Desde março de 2009, a regência é do Maestro Leo Fuhr. Bacharel em Regência pela UFRGS, Leo Fuhr estudou oboé na escola da OSPA e fez Master Classes em Regência Orquestral e Ópera com importantes regentes brasileiros na Escola Nacional do Rio de Janeiro e na Escola de Música de Brasília. Em 1986, viajou aos Estados Unidos para estudos de Pós-Graduação em música na WebsterUniversity, em Saint Louis, Missouri. 

No período de 1988-89 trabalhou como diretor de música e regente do Concordia Seminary em Saint Louis e como regente assistente da Metropolitan Orchestra em Saint Louis.  Leo Fuhr é co-fundador da Orquestra de Câmara do RGS e fundador da Orquestra Sinfônica SESC RS, onde exerceu o cargo de Diretor Artístico e Regente de 2000-2008.  Já se apresentou com as mais importantes orquestras do sul do Brasil e do Uruguai. Tem contribuído para a discografia brasileira com 12 gravações para coro e orquestra.

Associação Coral de Florianópolis: fundada oficialmente em 1960, tem hoje a direção artística de Luiz Carlos Laus de Souza (Tibi Laus). Desde sua fundação, estabeleceu-se o objetivo de realizar anualmente um concerto de aniversário denominado Récita Oficial, o que tem acontecido sem interrupção nestes 50 anos e já teve como convidados maestros importantes como Padre Ney Brasil Pereira, Pablo Komlos, Roberto Schnorremberg, Isaac Karabichewsky, David Machado, Arlindo Teixeira, Edino Krieger, Eleazar de Carvalho, Joaquim Paulo do Espírito Santo, Mércia Mafra Ferreira entre outros.

No Exterior participou em 1975 do I° Encontro Internacional de Montevidéu (Uruguai) e também uma turnê por Portugal apresentando-se em diversas localidades, inclusive, na Embaixada do Brasil. 

Natural de Lages (SC), Tibi Laus radicou-se em Florianópolis em 1960, ingressando no Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana, onde atuou como solista sob a regência do Monsenhor Agostinho Stähelin. Foi fundador do Coral de Universidade Federal de Santa Catarina, onde atuou como solista de Cantatas e Oratórios. Ingressou na Associação Coral de Florianópolis em 1976, tendo sido solista tenor na Fantasia Opus 80 de L. Beethoven, no Magnificat de Monteverdi, no terceiro LP da ACF na peça Invocação em Defesa da Pátria, na Missa em Mi Bemol de Padre José Maurício Nunes Garcia, na Missa da Coroação de Mozart. 

Foi o criador do Coro de Câmera da Associação Coral de Florianópolis (1981). Participou do Coro Lírico do Teatro Municipal, do Coral da Universidade de Brasília, do Coro Masculino de Brasília, com diversas apresentações no Brasil e no exterior em récitas e concursos. Reingressou na Associação Coral Florianópolis em 1999, onde atualmente é o Diretor Artístico e Regente.