Distrito Industrial é prioridade para os vereadores
De acordo com o presidente Naasom Luciano (PT), Novo Hamburgo localiza-se em uma região estratégica para a instalação de empresas. “Precisamos definir as diretrizes para que o projeto possa se concretizar”. Participaram do encontro os vereadores Sergio Hanich (PMDB), Felipe Kuhn Braun (PDT), Issur Koch (PP), Jorge Tastch (PPS) e Marcus Vinícius Moraes, assessor de Jorge Luz (PMDB).
Rosa explicou que a Câmara é fundamental para a desburocratização do processo que envolve a instalação da área industrial. Ele afirmou que o primeiro passo já foi dado com a alteração do plano diretor e a publicação do Decreto nº 5282/2012, que definiu três possíveis áreas destinadas às indústrias: a do Porto das Tranqueiras, em Lomba Grande, a do Aeroclube, em Canudos, e outra no Boa Saúde, próximo à avenida Presidente Lucena. “Diversas empresas querem ampliar suas instalações, outras pretendem se instalar aqui e não há local. Precisamos divulgar essas áreas para que os interessados se manifestem. O nosso papel é oferecer a infraestrutura até o ponto escolhido e agilizar a liberação da licença ambiental”, ressaltou.
Nos próximos dias, a Câmara, por meio da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Implantação do Parque Industrial de Novo Hamburgo, criada em 2011, irá divulgar um cronograma de ação. A primeira delas é promover um encontro com os proprietários das terras citadas no decreto para ver se há interesse em disponibilizar o espaço, e, a partir daí, solicitar ao Executivo a realização de um estudo de viabilidade técnica e o encaminhamento do projeto para apreciação dos parlamentares.