Diretora do Ipasem presta esclarecimentos sobre a situação financeira da instituição
Eneida Gehner ressaltou que os recursos do Ipasem são oriundos das contribuições dos servidores municipais e da Prefeitura, a empregadora. A seguir, apresentou um balanço das aplicações, ressaltando que as aplicações entre 2009 e 2014 tiveram um crescimento de mais de 100%.
Ela esclareceu que as notícia que vieram a público pela imprensa sobre as perdas de aplicações em instituições privadas são verdadeiras. Parte das aplicações foram feitas no Fundo Diferencial, que está em reestruturação, e seus valores serão recuperados em pouco tempo. No entanto, as aplicações feitas no Trend Bank, que representam 2,76% das aplicações do Ipasem, não tem grandes possibilidades de serem recuperadas.
Eneida também falou sobre a criação, em 2012, do comitê de investimento, formado por servidores competentes que auxiliam a direção na tomada de decisões sobre investimentos. Ela ponderou que, apesar de não existir uma norma sobre percentuais de investimentos em bancos públicos e privados, há uma orientação do Tribunal de Contas para que todos os investimentos sejam feitos doravante em bancos públicos.