Com repertório eclético, Evoca encanta o público no Legislativo

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h59
01/07/2013 - O bis do Encontro de Coros da Câmara Municipal de Novo Hamburgo (Evoca), cantado pela Associação Coral de Florianópolis, resumiu o clima de emoção da noite de sábado, 29. O grupo de 44 cantores encerrou a 1ª edição do Evoca com Habanera, trecho da ópera Carmen, de Georges Bizet. A plateia, que lotou o Plenário do Legislativo, encantou-se do começo ao fim do espetáculo, composto por quatro grupos: Coral Amigos da Câmara, conduzido pela maestrina Liris Neumann, Coral da Prontomed, regido por Tiago Hoerlle, Associação Canto Coral de Porto Alegre, comandado pelo maestro Leo Führ, e Associação Coral de Florianópolis, sob a regência de Tibi Laus.
A atividade, promovida pelo Coral Amigos da Câmara e pela Associação dos Artistas, Produtores de Artes e Afins (Aarpa) com o apoio do Legislativo hamburguense, teve por objetivo incentivar o movimento de canto coral na cidade e transformar a Câmara em palco de novas expressões desta arte tão difundida em Novo Hamburgo. IMG_9375.jpg
 
capa_amigos.jpgO Coral Amigos da Câmara abriu as apresentações com Canção da Meia Noite, Kleiton e Kledir, e Dias Melhores, do Jota Quest, com a participação do músico e vereador Issur Koch. Em seguida, apresentaram-se os integrantes do Coral Prontomed e o violonista César Luciano Reginato. Eles cantaram Climbin'Up the Mountain, Canto Alegretense e Buscai Primeiro o Reino de Deus. Em The Lion Sleeps Tonight, com arranjo de Tiago Hoerlle, além de cantar, o grupo dançou, empolgando a plateia. 
 
Porto Alegre.jpgA Associação Canto Coral de Porto Alegre, criada em junho de 1995, iniciou a apresentação com Convosco Seja a Graça e Paz. O grupo cantou também El Juramento, de Miguel Matamoros, Suíte Nordestina, com quatro peças – Morena Bonita, Dendê Trapiá, Bumba Chora e Eu vou, eu vou. Do folclore filipino, a Associação Canto Coral de Porto Alegre interpretou a belíssima Rosas Pandâm, com arranjo de George Hernandez, que entusiasmou os presentes. 
 
A Associação Coral de Florianópolis, fundada em 1960, acompanhada do pianista Vanderlei Jochen, entoaram Ave Verum, de Wolfgang Amadeus Mozart, seguida de Glória e Louvor, de Gordon Young. Também estavam no repertório músicas contemporâneas como Gabriel's Oboé, de Ennio Morricone, Lagoa da Conceição e Fascinação. O espetáculo foi encerrado com Daniel, Servant of the Lord. Ao término, o público batia palmas compassadas pedindo mais. E o apelo foi atendido.
 
Os regentes e maestros presentes ganharam certificados de participação no evento. Se depender da plateia que assistiu às apresentações, no ano que vem deverá ser realizada a segunda edição do Evoca. Confira as fotos do evento.
 
 
Conheça os grupo convidados:
 
prontomed.jpg
 
Coral ProntoMed: criado em março e 2006, o grupo veio ao encontro de um desejo antigo de muitos funcionários de ter a oportunidade de cantar em um coral. Os cantores são são regidos pelo maestro Tiago Hoerlle, que é formado em Regência Coral pela UFRGS e rege também o Coral das Faculdades Equipe, de Sapucaia do Sul, o Coro Municipal de Cachoeirinha e o Coral Municipal de São José do Hortêncio.
 
Associação Canto Coral Porto Alegre: criada em junho de 1995, o grupo tem como principal objetivo levar a música coral à comunidade gaúcha. Com um repertório eclético que vai da renascença europeia à música contemporânea brasileira, a Associação Canto Coral de Porto Alegre se apresentou em mais de 40 cidades do Rio Grande do Sul. Realizou turnês por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Argentina e Paraguai. Também já gravaram 3 CDs de música coral “A Cappella” e com acompanhamento orquestral.
 
Desde março de 2009, a regência é do Maestro Leo Führ. Bacharel em Regência pela UFRGS, estudou oboé na escola da OSPA e fez Master Classes em Regência Orquestral e Ópera com importantes regentes brasileiros na Escola Nacional do Rio de Janeiro e na Escola de Música de Brasília. Em 1986, viajou aos Estados Unidos para estudos de Pós-Graduação em música na Webster University, em Saint Louis, Missouri.
 
No período de 1988-89 trabalhou como diretor de música e regente do Concordia Seminary em Saint Louis e como regente assistente da Metropolitan Orchestra em Saint Louis. Führ é co-fundador da Orquestra de Câmara do RGS e fundador da Orquestra Sinfônica SESC RS, onde exerceu o cargo de Diretor Artístico e Regente de 2000-2008. Já se apresentou com as mais importantes orquestras do sul do Brasil e do Uruguai. Tem contribuído para a discografia brasileira com 12 gravações para coro e orquestra.
 
Associação Coral de Florianópolis: fundada oficialmente em 1960, tem hoje a direção artística de Luiz Carlos Laus de Souza (Tibi Laus). Desde sua fundação, estabeleceu-se o objetivo de realizar anualmente um concerto de aniversário denominado Récita Oficial, o que tem acontecido sem interrupção nestes 50 anos e já teve como convidados maestros importantes como Padre Ney Brasil Pereira, Pablo Komlos, Roberto Schnorremberg, Isaac Karabichewsky, David Machado, Arlindo Teixeira, Edino Krieger, Eleazar de Carvalho, Joaquim Paulo do Espírito Santo, Mércia Mafra Ferreira entre outros.
 
No Exterior participou em 1975 do I° Encontro Internacional de Montevidéu (Uruguai) e também uma turnê por Portugal apresentando-se em diversas localidades, inclusive, na Embaixada do Brasil.
 
Natural de Lages (SC), Tibi Laus radicou-se em Florianópolis em 1960, ingressando no Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana, onde atuou como solista sob a regência do Monsenhor Agostinho Stähelin. Foi fundador do Coral de Universidade Federal de Santa Catarina, onde atuou como solista de Cantatas e Oratórios. Ingressou na Associação Coral de Florianópolis em 1976, tendo sido solista tenor na Fantasia Opus 80 de L. Beethoven, no Magnificat de Monteverdi, no terceiro LP da ACF na peça Invocação em Defesa da Pátria, na Missa em Mi Bemol de Padre José Maurício Nunes Garcia, na Missa da Coroação de Mozart.
 
Foi o criador do Coro de Câmera da Associação Coral de Florianópolis (1981). Participou do Coro Lírico do Teatro Municipal, do Coral da Universidade de Brasília, do Coro Masculino de Brasília, com diversas apresentações no Brasil e no exterior em récitas e concursos. Reingressou na Associação Coral Florianópolis em 1999, onde atualmente é o Diretor Artístico e Regente.