- Carmen lembra Dia Mundial do Doador de Sangue
A vereadora apresentou um requerimento de voto de congratulações, que foi aprovado por unanimidade. No texto, lido na íntegra, ela salienta a importância desse ato, através do qual uma pessoa pode salvar até quatro vidas. “O doador possui alto grau de desprendimento e amor ao próximo, quando se dirige a um centro de coletas e ali do seu tempo, seu sangue, e também vida e chances para muitos.” Uma cópia do documento será enviada ao Banco de Sangue de Novo Hamburgo.
História
Em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, ganhador do prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.
Condições para ser doador:
- Ter entre 18 e 60 anos
- Peso superior a 50 quilos
- Boas condições de saúde
- Homens devem esperar um intervalo de 60 dias para doar novamente e mulheres, 90 dias
- Não estar grávida nem amamentando
- Levar um documento oficial de identidade com foto
- Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação
Em Novo Hamburgo, faça a sua doação no Hemovida, banco de sangue do Hospital Regina, que fica na avenida Dr. Maurício Cardoso, 711, Hamburgo Velho. O Hemovida funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12 horas e das 13 às 16 horas. Também é possível fazer a doação no primeiro sábado de cada mês, das 8 às 11 horas. Contatos: 3581-5241.