- Câmara passa a integrar Escola de Gestão Pública

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h59
08/05/2012 - Por meio do Decreto n° 5.262/2012, publicado no dia 7 de maio, o Poder Legislativo passa a fazer parte da Escola de Gestão Pública – EGESP, cuja criação ocorreu em 21 de novembro de 2011.

Ao ser implantada, no ano passado, a iniciativa abrangia apenas o Poder Executivo, incluindo as autarquias e fundações, beneficiando os servidores a ele vinculados.

A Mesa Diretora da Câmara, conduzida pelo presidente Gilberto Koch (PT), buscou junto à administração municipal estender a oportunidade de qualificação também para o quadro funcional do parlamento. A parceria foi feita com a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, responsável pelo Programa de Valorização do Servidor, intitulado Agente. As tratativas se iniciaram no começo do ano. No dia 2 de março, ocorreu uma reunião entre o presidente Betinho, o diretor de Gestão e Desenvolvimento Humano da Seplang, Anésio Bohn, Andressa Furlan, e a diretora da Câmara, Cléa Caberlon, e a Coordenadora Administrativa, Maria Carolina Seitenfus Hagen.

"É uma grande oportunidade de os servidores melhorarem sua formação, buscando ampliar seus conhecimentos", comemorou Betinho.

Com a inclusão da Câmara na EGESP, os servidores do Legislativo poderão se inscrever em cursos de graduação, mestrado e doutorado oferecidos pela Feevale. Serão disponibilizadas no mínimo três vagas por ano. O funcionário concursado terá que pagar 50% do valor da mensalidade, 30% será arcado pelo Legislativo e 20% é o desconto oferecido pela instituição de ensino. Em caso de inadimplência por três meses, o estudante perde o benefício, tendo de pagar integralmente a mensalidade. Segundo a diretora da Câmara, Cléa Caberlon, o curso escolhido deverá ter relação com a função desempenhada, e o servidor terá de permanecer trabalhando por no mínimo três anos ou, caso deixe o cargo, terá de ressarcir os cofres públicos pelo investimento. Para fazer as incrições, é necessário acessar o site agente.novohamburgo.rs.gov.br.

Outra alternativa oferecida aos servidores é um curso de pós-graduação em Gestão Pública pela UFRGS. As aulas serão dadas em Novo Hamburgo. A duração é de 18 meses. Também há opções de cursos profissionalizantes do Senac. Para aqueles que querem concluir o Ensino Médio, foram disponibilizadas vagas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em breve, haverá abertura de inscrições para a Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, órgão de educação corporativa do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). Para quem quer ter aulas à distância, o projeto GOVBR Educacional, empresa especializada em conteúdos educacionais para gestão pública, oferece cursos online.

 

Entenda o Programa Agente

O programa da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão foi instituído através do Decreto 4994/2011. A iniciativa está baseada em três eixos: Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (ginástica laboral, abertura do Restaurante do Servidor no Centro Administrativo, Serviço Especializado de Medicina do Trabalho, entre outros); Qualificação Profissional (Escola de Gestão e Cursos Específicos de Capacitação); e Atividades de Integração e Convivência (Atividades Culturais e Festividades alusivas à datas comemorativas).