Antonio Lucas transmite cargo ao novo prefeito de Novo Hamburgo
Lucas destacou que está completando 21 anos como funcionário público, e que como prefeito aprendeu ainda mais sobre o funcionamento da administração municipal. “Valeu a pena. Administrar Novo Hamburgo é entrar para a história da política.” Por fim, agradeceu ao secretariado e a Tarcísio Zimmermann e citou algumas das suas conquistas nos últimos três meses.
“Governo austero e de diálogo”
Lauermann agradeceu os presentes e disse ter sentimento contraditórios. “Hoje tomo posse no lugar daquele que por vontade popular deveria ser o prefeito.” Ele apontou que é filho de uma família humilde, que o ensinou o respeito e o amor ao próximo. “A política só tem valor quando transforma a vida para melhor.” Ainda agradeceu a Paulo Kopschina, seu oponente nas eleições de 3 de março, e aqueles que nele votaram, “pois com certeza também querem o melhor para a cidade”. Ele frisou que Novo Hamburgo não será uma cidade dividida, pois é fruto do trabalho de gerações de mulheres e homens. “Nós sabemos a importância de uma Prefeitura, mas não somos ingênuos de achar que um órgão público pode substituir o conjunto da sociedade.”
Lauermann frisou que a cidade sofreu com crises econômicas na última década, e disse acreditar que o trabalho de Zimmermann deu os primeiros passos rumo a um futuro sustentável. Ele citou a indústria de tecnologia de ponta e o turismo de negócios como essenciais para o crescimento do município. Ao falar de seus compromissos, também salientou que seu governo será a continuidade do trabalho de Tarcísio e Lucas. “Portanto, nada mais importante do que manter vivo o exemplo desses prefeitos que me antecederam. Seremos, sim, um governo austero, que visa ampliar e qualificar as obras e serviços que nosso povo precisa. Seremos também um governo de diálogo com toda a sociedade.” Por fim, destacou a importância da solidariedade.
Ao fim da cerimônia, foram realizadas apresentações culturais e uma confraternização com alimentos produzidos pela economia solidária.
Autoridades presentes
Estavam presentes também os vereadores Raul Cassel (PMDB), Issur Koch (PP), Luis Fernando Farias (PT), Sergio Hanich (PMDB), Roger Corrêa (PCdoB), Enfermeiro Vilmar (PR), Cristiano Coller (PDT), Inspetor Luz (PMDB), Jorge Tatsch (PPS), Ricardo Ritter – Ica (PDT), que assumirá a Secretaria de Esportes, e Fufa Azevedo (PT), que assumirá a Secretaria Geral de Governo, além de Gilberto Koch – Betinho (PT), suplente que assumirá a vaga de Fufa. Também participaram o ex-prefeito Tarcísio Zimmermann, secretários municipais, representantes de entidades e deputados e prefeitos da região.
Eleições
Após a anulação do pleito de outubro de 2012, novas eleições para a Prefeitura de Novo Hamburgo foram realizadas no dia 3 de março. Lauermann e Serpa, da coligação O Trabalho Vai Continuar, venceram com 55% dos votos válidos.