Alvales é homenageada por seus 25 anos de fundação

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h59
09/07/2013 – A Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos – Alvales foi homenageada na sessão desta terça-feira, 9, por seus 25 anos de fundação. O autor do requerimento, Raul Cassel (PMDB), frisou que reunir pessoas engajadas na produção artística é uma iniciativa extremamente importante. “Temos um registro muito pobre de nossa história pela falta de coragem de muitos de passar seus pensamentos para o papel.”

Cassel destacou que a Alvales foi fundada em 29 de julho de 1988 e, hoje, conta com representantes de 20 municípios. “É uma associação civil de utilidade pública reconhecida. Tem como fim divulgar a arte literária e congregar as comunidades, difundir o hábito do estudo da língua e abordar os diferentes estilos existentes na literatura, entre outros.”

Roger Corrêa (PCdoB) falou sobre o papel crucial da literatura. “Boa parte do que construímos da nossa história passa pelo que conhecemos da história da humanidade. Podemos também ler e entender os processos de transformação da sociedade.” Professor Issur Koch (PP) disse que, como professor, sabe a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças. “Obrigada à Alvale por fazer parte disso.”

Após as falas, Cassel e Roger entregaram uma placa comemorativa à presidente da entidade, Renate Gigel, que agradeceu a homenagem. “Acredito que, na palavra dos vereadores, tivemos um testemunho de que 25 anos de dedicação à literatura não foram em vão.” Renate também agradeceu a todos os que ajudaram a criar e a manter a Alvales ao longo deste tempo, como artistas plásticos locais que ilustram as capas das antologias. “Acredito na união, quanto mais avançarmos neste sentido, mais resultados”, destacou, citando, ainda, as diversas atividades realizadas atualmente pela academia.

Por fim, a poetisa Alda Leda Galhardi declamou “O gaúcho”, e Renate leu um texto de sua autoria sobre ser mulher.

Saiba mais sobre a Alvales aqui: http://alvales.blogspot.com.br/