31/03/2011 - Projeto social do Veteranos ganha destaque
Representantes do Clube Veteranos participaram da sessão desta quinta-feira, 31, para falar sobre o trabalho realizado com cerca de 200 crianças carentes no bairro Canudos. O convite foi feito pelo presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP). O vice-presidente do clube, Paulo Bauer, apontou que as atividades esportivas e de lazer com os pequenos cidadãos começou há três anos. "A intenção é tirar as crianças da rua. Queremos plantar uma semente." Orivaldo de Souza lamentou as críticas que o clube recebe, e explicou que a entidade não é ONG. "Não dependemos de verba pública, mas temos uma parceria com Prefeitura."
O monitor Rudimar da Silva frisou que os trabalhos são realizados em parceria com as escolas. "Elas nos enviam pareceres sobre os meninos, com relação a notas e comportamento. É uma troca: nós também enviamos informações. Queremos reforçar o envolvimento deles na vida escolar." Silva citou ainda as parcerias com centros de referência de assistência sociais, o Conselho Tutelar e outras instituições. "A criança encaminhada para o projeto não precisa ser craque. O foco é a socialização. Queremos que ele saia de lá com boas atitudes, atleta ou não", destacou.
O coordenador do projeto, Nilson Zizinho da Silva, apontou que escolas conveniadas encaminham alunos com problemas, e que a participação é gratuita. "Além do convênio com a Prefeitura, contamos com apoio da Feevale e a parceria com cerca de 10 empresas." Os encontros com as crianças ocorrem às terças e quintas-feiras, das 8h30min às 11 horas e das 14 às 17 horas.
Admiração
Diversos vereadores elogiaram a iniciativa do clube. Carmen Ries (PT), que é diretora de escola, disse conhecer de perto os problemas enfrentados por muitos jovens hamburguenses. "Por isso, o trabalho que vocês desenvolvem é muito importante para as instituições de ensino." Matias Martins (PT), Ito Luciano (PMDB), Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), Gilberto Koch (PT), Ricardo Ritter – Ica (PDT), Sergio Hanich (PMDB), Jesus Maciel (PTB) e Raul Cassel (PMDB), além de Hoff, também falaram sobre sua admiração pelo projeto do clube.