30/06/2011- Associação dos Artistas de NH é homenageada

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h58
Entidade completou 25 anos de fundação

Na sessão desta quinta-feira, 30, a Associação dos Artistas Plásticos de Novo Hamburgo – AAPNH foi homenageada por seus 25 anos. Raul Cassel (PMDB), autor do requerimento, lembrou que, quando completou duas décadas, a AAPNH também foi homenageada na Câmara e teve sua utilidade pública reconhecida. "Um dos seus principais objetivos é a busca por espaços para exposições e, principalmente, um local permanente para mostra e venda de obras." Cassel disse ainda que a AAPNH tem a tradição de presentear visitantes ilustres e prefeitos eleitos. O vereador ponderou que o contato com o sentimento de outras pessoas através da manifestação artística é uma maneira de fazer do mundo um lugar menos violento.

"A vida imita a arte, ou é o contrário?", perguntou Gerson Peteffi (PSDB). Segundo ele, essa conhecida frase diz respeito a todos os momentos de nossa existência. "A arte é algo que está em nosso dia a dia. Sem ela, a vida seria muito dura." O vereador lamentou, porém, que obras feitas em Novo Hamburgo ainda sejam pouco vistas. Jesus Maciel (PTB) frisou que os integrantes da AAPNH são pessoas com as quais convivemos. "Mas, muitas vezes, não conhecemos o seu talento, não sabemos que coisas maravilhosas são capazes de fazer." Ele salientou que a arte pode motivar os jovens a buscar uma profissão – ou seja, a fazer também alguma coisa das quais possam se orgulhar.

Aulas gratuitas
A presidente da entidade, Ana Alice Bender Gaertner, mostrou no telão fotos de alguns quadros que estiveram expostos recentemente para comemorar o jubileu de prata. "Realmente, a arte faz a vida e está presente em nosso cotidiano." Ela afirmou que a AAPNH tem um papel muito importante na cidade. "Semanalmente, oferecemos oficinas gratuitas de pintura, aquarela e desenho, entre outras. Os colegas dão seu trabalho voluntariamente para mostrar o que é arte." As aulas ocorrem no primeiro andar do Espaço Albano Hartz.

Durante a sessão, o artista Adalberto Xavier Barcelos fez caricaturas dos presentes. Cassel entregou uma placa comemorativa a Ana Alice.

30/06/2011